terça-feira, 29 de julho de 2008

As "vantagens e benefícios" da New Way

"- o custo/beneficio para ser sócio do Elite Club é muito barato."
Dito pela New Way, em resposta a uma pergunta minha.


2 + 2 = 3


Conforme anunciado nesta página, a New Way oferece, através do Elite Club, um alargado conjunto de vantagens e benefícios aos seus associados. Segue-se uma breve análise destas ofertas, realizada apenas com a informação disponível online, quer no link acima referido, quer nos sites dos vários parceiros apresentados. Teria sido possível atingir um maior nível de detalhe, e consequentemente de acerto na avaliação da relação custos/benefício, se a empresa não se tivesse negado a responder a uma carta que lhes enviei (ver artigos anteriores neste blog).

nota: Esta análise é necessáriamente subjectiva, pois cada indivíduo saberá que vantagens em concreto lhe interessarão. Não passa, pois, da minha exclusiva opinião sobre a real valia do Elite Club.

Em primeiro lugar, há que ter em conta que todas estas ofertas dizem respeito a descontos. Significa isto que o benefício que podemos retirar de cada um destes descontos, implica sempre que teremos antes de gastar dinheiro com qualquer coisa, teremos de comprar um determinado produto ou serviço, em ordem a usufruir de tal vantagem.

Partindo deste pressuposto, podemos estabelecer uma base lógica de trabalho: se a oferta diz respeito a produtos ou serviços que utilizamos frequentemente, que é hábito comprarmos, então será uma oferta a considerar naturalmente, e os descontos são de facto um benefício; se pelo contrário a oferta diz repeito a produtos ou serviços que há partida não utilizamos, ou que não nos interessa utilizar, então há que ponderar muito bem se compensa ter esses decontos, uma vez que vamos gastar mais dinheiro do que inicialmente planeámos, e uma vez que a contrapartida/benefício decorrente desse gasto pode resultar negativa para a nossa satisfação.

Deste modo, dividi as ofertas em três grupos: 1 - Produtos ou Serviços que utilizo frequentemente; 2 - Produtos ou Serviços que não utilizo frequentemente mas que me são atractivos e me podem ser úteis; 3 - Produtos ou Serviços que não utilizo de todo e em que não estou particularmente interessado.

Grupo 1
Repsol
TMN
ACP
Barclay Card

Grupo 2
Holmes Place/Universidade do Yôga
Parsitur
Gali Macedo & Associados
Credisoluções Créditos
Bike Zone
Ultimanet

Grupo 3
Milímetro
"I Have the Power"
ASG Engenharia Humana
Portal do Ser

Posto isto, posso dizer que nunca entraria no Elite Club por causa das ofertas do Grupo 3, mas poderaria entrar se os descontos dados nos dois primeiros grupos compensassem, em termos de valor, as ofertas que obteria, à mesma, se não fosse sócio do clube. Por outras palavras, interessa saber quanto custa comprar, cá fora, cada uma destas "vantagens", e fazer as contas para os 1.740 € (sem contar com o contrato de intermediação) que é o preço da adesão à New Way.

ACP (...e Repsol... e Holmes Place... e Bike Zone...)

Ser sócio do ACP, neste momento, custa exactamente 0€ (ZERO euros). E a quota anual é de 79€ por ano (metade, se a idade do sócio estiver compreendida entre 18 e 25 anos), conforme consta na página do clube.


Para além disso, quem é sócio do ACP tem também à sua disposição uma alargada oferta de descontos com variados parceiros (muitos mais do que na New Way), entre eles, curiosmente, a Repsol, o Holmes Place e a Bike Zone. Quem fizer parte do ACP tem automaticamente acesso aos descontos que a New Way oferece para as parcerias destas empresas. Ou seja, por 79€ anuais, eliminamos logo quatro ofertas (pelo menos, e que eu tenha visto), dos grupos 1 e 2.

TMN

A oferta de um telemóvel, de chamadas a custo 0 entre sócios do Elite Club, e a custos reduzidos para a rede TMN pode ser nivelada com a contratação dos serviços da UZO. Aqui temos custos reduzidos para TODAS as redes, para além de telemóveis a baixos preços, e de não haver carregamentos obrigatórios nunca (no Elite Club, apesar de não vir descriminado na página, há um custo fixo mensal de cerca de 11€). Entre uma e outra oferta, o equilíbrio será a nota dominante. Para decidir por esta ou aquela opção, teríamos que analisar ao pormenor quais são as redes para as quais mais ligamos.

Barclay Card

Não vejo qualquer benefício em aderir a este cartão via Elite Club. Parece-me que os supostos benefícios concedidos pela empresa são iguais aos normais beneficios de qualquer pessoa que adira ao cartão. Confira aqui. Será isto um engano? E em caso de ser um engano, será um engano propositado? Será isto, em alternativa, uma piada de mau gosto?

Parsitur

As ofertas desta empresa, se contratadas por fora, custam 181€ por ano, conforme esta página. Para quem viaje muito e/ou goste de viajar, é uma oferta eventualmente a considerar.



Gali Macedo & Associados

Uma firma de advogados em regime de "acessoria jurídica gratuita" é uma das mais interessantes ofertas do lote da Elite Club. Contudo, esta acessoria é apenas telefónica, e a sua real valia é mesmo uma grande incógnita. Não há na Internet registo de casos tratados por esta equipa, e a sua área de actuação poderá estar sempre limitada às especialidades e experiência dos seus advogados. Em alternativa, proponho a DECO, uma entidade que provavelmente fará sempre muito mais por si do que esta firma de advogados relativamente desconhecida. A DECO, na sua vertente mais barata, custa cerca de 8€ por mês, 96€ por ano. E, para além da mesma acessoria jurídica gratuita, dá direito a um cartão de crédito muito interessante, para além de uma quantidade enorme de outros benefícios em várias áreas.


Um outro problema se pode colocar em relação a esta parceria entre a New Way e a Gali Macedo: em caso de problemas entre um sócio e a New Way, será que podemos confiar totalmente na Gali Macedo para pedir aconselhamento jurídico? Até que ponto esta firma de advogados é imparcial? É uma questão de franca pertinência. A DECO será sempre favorável aos interesses últimos do consumidor. É uma entidade isenta, não sujeita a pressões externas. A julgar pela queixa crime que supostamente foi movida contra os tais "incertos" dos blogs que até agora ousaram denunciar a New Way, a Gali Macedo tem algumas explicações a prestar.

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Quanto às restantes empresas/ofertas de decontos que temos nos grupos 1 e 2, não há, pura e simplesmente, maneira de avaliar o que é que valem. A Ultimanet, por exemplo, uma empresa de serviços informáticos, nem sequer tem um site activo na Internet - nada sabemos dela. A Universidade do Yôga e e a CrediSoluções são as empresas que restam no lote. Não me parece que por aqui haja muito a oferecer - é consultá-las directamente e perceber quanto valem ao certo os descontos da New Way.

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Neste momento temos a balança toda inclinada para um dos lados. Num dos pratos há 1.740€, no outro há 356€ (79+181+96) e mais uns perlim-pim-pins. Arredondemos para para cima, para 500€. A diferença é gritante. Se eu fosse consumidor interessado, consideraria o Elite Club como uma despesa inaceitável, um valor que não justifica a oferta envolvida, nem de longe nem de perto. Optaria sempre por contratar as empresas indicadas individualmente. Melhor que tudo, poderia chegar ao final do primeiro ano, em qualquer um dos casos, e avaliar se havia compensado o investimento feito, por forma a decidir se queria ou não renovar para o ano seguinte. Ao contrário, pagando 1.740€ à cabeça, na New Way, arriscava-me a ter perdido MUITO dinheiro se não estivesse satisfeito com os benefícios contratados.

Uma ressalva final deve ser feita para quem, por seu turno, estiver interessado em cursos de auto-desenvolvimento e gestão motivacional (como os dados pelo Sr. Adelino Cunha, uma das pessoas que discursou na apresentação do livro "O Segredo" no Pavilhão Atlântico)., representados nesta análise pelo grupo 3. Nesse caso específico, é possível que a adesão ao Elite Club passe, ao final de muitas e muitas sessões terapêuticas, a um número verde na conta bancária.

E ainda não falei na parte dos ganhos monetários via recrutamento de novos sócios, essa sim capaz de mexer com os pratos da balança...

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Resumo da Situação

- O puzzle começa a ganhar contornos -

Até agora, e depois de ter dirigido algumas cartas por e-mail a pedir esclarecimentos sobre as actividades e benefícios dos sócios da New Way, o cenário é bastante desolador e desfavorável à empresa, uma vez que não abona nada em benefício da sua credibilidade. Nenhuma empresa séria age desta forma. Até porque nunca podia dar-se ao luxo de o fazer. Estaria liquidada aos olhos da opinião pública caso a situação fosse parar à Comunicação Social. O tratamento a que fui submetido seria só por si razão para colocar qualquer interessado em sentido, em alerta, não fosse o caso ser, aparentemente, muito mais grave do que apenas uma certa falta de educação e compostura nas repostas fornecidas - temos ainda a considerar o esquema em pirâmide que ali parece estar a ser promovido (tomando os devidos cuidados para contornar a lei), a possível burla que lesa todos aqueles que pagam sem lhes ser(em) mostrado(s) o(s) contrato(s), e as ameaças que a empresa faz a quem lhe tenta fazer frente - e basta olhar para os comentários que estão aí espalhados nos blogs que citei para se ficar com uma pequena ideia da dimensão da coisa.

Tenho ainda razões concretas para pensar que a New Way está a esconder informações e a ocultar certas e determinadas atitudes que chegariam para fazer fugir a sete pés o menos desconfiado dos interessados (e não estou só a falar das respostas evasivas aos meus e-mails).

Das perguntas que enviei nas cartas, pouco consegui saber. Mas nada como cruzar esse pouco com outros comentários que a New Way publicou noutros locais, como por exemplo o seguinte (publicado no blog anti-vigarices, numa secção de comentários):

"O senhor celebrou com a nossa empresa, no dia 18-03-2007, dois contratos: Termo de Adesão ao Elite Club, pelo qual ficou obrigado ao pagamento de 1.450,00, acrescido de IVA à taxa legal (1.754,50) e um Contrato de Serviço de Intermediação, pelo qual se vinculou ao pagamento de 500,00, acrescido de IVA à taxa legal (605,00).

Trata-se de dois contratos autónomos e sem qualquer relação de causa e efeito entre si. O Termo de Adesão titula a adesão aos benefícios do Elite Club, mencionados no seu anexo I, constituindo uma transacção entre as partes. Relativamente ao Contrato de Serviço de Intermediação, o mesmo pretende regular uma relação de prestação de serviços, não tipificando qualquer transacção entre o senhor e a nossa empresa.

A subscrição de um deles nunca determinou a subscrição do outro. Poderia ter optado apenas por qualquer deles individualmente e assim teria sido. Os contratos que subscreveu demonstram que optou pelas duas relações contratuais, o que traduz uma opção livre e consciente da sua parte, pois foi-lhe tudo proposto com clareza e os textos dos contratuais são explícitos.

O senhor manifestou a intenção de anular a adesão ao Elite Club, invocando o ponto seis do respectivo Termo de Adesão. Como o fez dentro do prazo legal a mesma foi, por nós, aceite, tendo-lhe sido restituída a totalidade do valor (1.754,50), no cumprimento integral das normas definidas pelo Dec.-Lei nº 143/2001, de 26 de Abril.

No que concerne ao Contrato de Serviço de Intermediação, comunicamos que o mesmo não é susceptível de qualquer rescisão, fora dos seus próprios termos, sendo que não respeita a nenhuma transacção mas sim a uma relação de prestação de serviços entre as partes. Razão pela qual o consideramos em vigor até ao seu termo e pretendemos cumprir todas as suas cláusulas.

O senhor será remunerado pelos novos aderentes ao Elite Club que angariar
.

O montante pago, nos termos da cláusula sexta do Contrato de Serviço de Intermediação (605,00) corresponde ao pagamento, nos termos contratuais, das acções de formação que lhe foram ministradas, cuja respectiva prova efectuaremos em caso de necessidade."

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O que está aqui demonstrado neste texto, e para além da óbvia tentativa em inverter a situação a favor da New Way, é que realmente há uma parte do dinheiro que não é devolvido NUNCA a quem desiste, no valor de 600€, mesmo que essa desistência seja levada a cabo nos primeiros catorze dias de contrato, ao abrigo de se tratar de um valor pago para umas supostas "acções de formação".

Para quem não está devidamente informado sobre as tácticas modernas utilizadas pelas burlas em pirâmide, a não existência de uma hipótese de devolução de TODO o dinheiro investido nos primeiros dias de contrato (ou o seu não cumprimento), é um identificador bastante forte da existência de uma fraude. Basta olhar, por exemplo, para este alerta publicado no site da Polícia Judiciária (qualquer semelhança com o caso da New Way é pura coincidência... ou talvez não). Há mais entidades credenciadas a falar deste aspecto, mas a seu tempo tratarei do assunto com mais calma e detalhe.

Há que saber se isto é legal (negar a devolução destes 600€), coisa que farei assim que o contrato me venha parar às mãos. E um dia acredito que virá. Tenho tempo e vou esperar.


Temos afinal o seguinte:

1 - Quanto custa ser sócio do vosso clube (que penso chamar-se Elite Club)?

- Custa, pelo menos, 1.450€ + 500€ + IVA em cima destes dois valores. O primeiro montante serve para ser sócio do clube, o segundo montante serve para pagar a adesão a um contrato de intermediação.

2 - É um valor único, tipo joia, ou há também mensalidades posteriores?

- Não foi respondido.

3 - Há a necessidade de pagar uma renovação anual? Se sim, quanto custa?

- Há uma anuidade de 200€ (supostamente + IVA)

4 - Quanto pode um sócio receber, monetariamente, por trazer outras pessoas para o clube?

- Não foi respondido. Foi até sugerido que ninguem ganha nada por trazer pessoas para o clube, embora essa versão seja desmentida pela própria existência do contrato de intermediação.

5 - Descontando o recrutamento de novos membros, há mais alguma possibilidade de um sócio ser "remunerado" monetariamente?

- Não foi respondido. Aparentemente não.

6 - Pormenores detalhados sobre os descontos com os parceiros (por exemplo, eu não sei quais são os "custos reduzidos" para outras redes, na proposta TMN, nem quais são as possibilidades e limitações das sete noites oferecidas pela Parsitur, etc...).

- Não foi respondido.

7 - Quantos contratos assina um consumidor para se tornar sócio? Em que consistem esses contratos?

- Dois. Não apresentaram prova. Importa esclarecer casos passados, por suspeita da New Way ter alterado o contrato inicial (fazendo dois novos para substituir um antigo) e de terem ocultado esse facto em tribunal.

8 - Será que me podem enviar uma cópia de cada um deles (se for mais do que um, evidentemente)?

- "Não, não podemos."

9 - Se um membro pretender desistir da inscrição dentro dos 14 dias seguintes à assinatura do contrato, é-lhe restituído todo o dinheiro pago? (ex: se determinada membro pagou 3.000€ para entrar, é essa a quantia que é devolvida)?

- "É-lhe restitudo todo o dinheiro que pagou para entrar no clube (e que não são 3.000€)."
Resposta evasiva (tentanto servir-se da existência de dois contratos autónomos), e para todos os efeitos FALSA. Quem desiste nos primeiros 14 dias fica sem 600€. Quem desiste depois disso ficará, aparentemente, sem direito a qualquer devolução. Esta atitude é inaceitável.

10 - Podem, os sócios, vender os serviços da empresa a não sócios, sem que estes tenham também de entrar para a rede para usufruir deles?

- Aparentemente sim. Contudo, o interesse maior (e talvez único) parece focar-se na parte de recrutamento. Por outras palavras, o interesse dos sócios não será andarem a vender "associações" ao clube, em locais afastados das reuniões e entrevistas feitas pela empresa, mas será antes recrutar pessoas para o clube, aliciando-as a frequentar um evento sem lhes dizer de que se trata.

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A usurpação de identidades e as "tácticas de guerrilha" usadas pela gente da New Way (que creio serem quadros da empresa)


Ao final de uma semana de blog, tenho o meu nick usurpado por alguém que é favorável à New Way no site das "Queixas", e já tenho comentários lá publicados que não fui eu que escrevi. Esta situação já sucedeu a outros utilizadores no passado, como por exemplo ao "bert.costa", que foi uma das pessoas que me contactou a propósito de investigar a New Way.

É ainda evidente, para quem ler aquele espaço com atenção, que o utilizador "tristes" é alguém da própria organização da New Way, e não apenas um mero sócio. Possivelmente é mesmo alguém de "topo".

A partir destas constatações, o insólito e o ignóbil tomam conta da situação. Quando temos um alto quadro de uma empresa (que se diz séria) a participar numa discussão online através de insultos continuados, de tentativas mesquinhas para desacreditar as outras opiniões, de usurpação de indentidades, e ainda a usar textos absurdos para desviar as atenções da conversa, pouco mais haverá a acrescentar a respeito dessa pessoa.

Estas atitudes encaixam bem nas informações de ameaças que foram dirigidas a alguns sócios que pretenderam denunciar toda a situação às autoridades no passado. Posso estar a fazer um juizo de valor errado, mas as peças do puzzle começam a enfiar-se umas nas outras com alguma facilidade.




quarta-feira, 23 de julho de 2008

Resposta da New Way à 2ª Carta

Transcrevo na íntegra:

"Exmo Senhor

O que o senhor pensa ou como se sente a new way não tem nada a ver com isso.
A new way não tem nada a esconder, só não tem é que dar informações a quem vai ter como unico objectivo o de tentar colocar em causa e denegrir a new way/elite club.
Sendo o senhor um anti markenting de rede.

Será que por terem uma marca registada em tal entidade ficam automaticamente a salvo de qualquer suspeita, ilibados que qualquer ilegalidade que possam, eventualmente, ter cometido?

- A new way não comete ilegalidades.

1- Quanto custa ser sócio do vosso clube (que penso chamar-se Elite Club)?

- Ser sócio do elite club custa 1450€
- O elite club chama-se ELITE CLUB.

3 - Há a necessidade de pagar uma renovação anual? Se sim, quanto custa?

- Sim. 200€

4 - Quanto pode um sócio receber, monetariamente, por trazer outras pessoas para o clube?

- Os sócios não apresentam pessoas ao club.

7 - Quantos contratos assina um consumidor para se tornar sócio? Em que consistem esses contratos?

- Dois , um de sócio e outro de coloborador.

9 - Se um membro pretender desistir da inscrição dentro dos 14 dias seguintes à assinatura do contrato, é-lhe restituido todo o dinheiro pago? (ex: se determinada membro pagou 3.000€ para entrar, é essa a quantia que é devolvida)?

- para ser socio do elite club não é 3000€ . sim é restituido todo o valor pago .

Não foi isso que perguntei. Em termos de repostas evasivas, esta deixa-me na maior das desconfianças em relação à vossa honestidade. Conseguem compreender porquê?

- quem é desconfiado não é serio.

Muito bem, expliquem que serviços da empresa, ou do clube, podem os sócios vender a terceiros que não sejam sócios, por favor?

- os sócios só podem usufruir das vantagens do clube.

obs. esta é a ultima resposta dada pela new way.

cumprimentos,"

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Ao que respondi:


"Exmos. Senhores,

Agradeço as vossas respostas, embora continuem a pecar pela falta de clareza.

Lamento que considerem que as minhas intenções não são sérias. Estão redondamente enganados. Lamento ainda que confundam desconfiança com seriedade.

Continuarei a minha pesquisa sobre a verdade dos factos, que há-de vir à tona, mais dia menos dia.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Menard"

terça-feira, 22 de julho de 2008

Resposta da New Way à primeira carta

Eis a carta que recebi da New Way, contendo as "respostas" às perguntas que fiz.

"Exmo. Senhor ,

1 - É de muito mau gosto colocar em duvida o nome do Elite Club, quando o Elite Club é uma marca registada . Registo da marca no INPI: 393666

- o custo/beneficio para ser sócio do Elite Club é muito barato.

2 e 3 - todos os clubes tem uma joia de incrição e uma anuidade ou uma mensalidade , este não é diferente.

4 - o valor é variavel.

5 - sim

6 - são variaveis e da responsililidade das empresas.

7 - 2

8 - não

9 - a new way rege-se 100% segundo a lei portuguesa.

10- sim

cumprimentos,

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Antes de lerem a nova carta que lhes enviei, peço a todos para avaliarem: a) o teor, b) o contéudo desta resposta. Ficariam satisfeitos e esclarecidos com ela? Apostariam numa empresa que lhes respondesse desta forma? Gastariam 3.000€ para serem seus sócios?

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2ª carta para a New Way


Exmos. Senhores,

Começo por agradecer a vossa antenção nas respostas que me deram, mas confesso que fiquei perplexo e boquiaberto pela falta de informação e cuidado que nelas colocaram.

Fiquei ainda desiludido, e manifestamente magoado, pela acusação injusta e despropositada que me dirigiram, ao dizerem que coloco em dúvida o nome do Elite Club. Então eu coloco uma série de questões perfeitamente pretinentes e os Srs. acusam-me de falta de gosto? Rejeito liminarmente a acusação. A julgar pelo teor de toda a vossa carta, parece-me que quem coloca em dúvida o nome do Elite Club é mesmo a New Way. Por outro lado, não percebo porque fazem uma ponte entre a honestidade e rectidão de uma empresa e o facto de ela ter uma marca regista no Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Será que pretendem dizer que uma coisa implica a outra, ou vice-versa? Será que por terem uma marca registada em tal entidade ficam automaticamente a salvo de qualquer suspeita, ilibados que qualquer ilegalidade que possam, eventualmente, ter cometido? Se é isso que pretendem dar a entender, apenas posso dizer que o efeito registado em mim é precisamente o contrário - começo a despontar uma certa ideia de que pretendem esconder alguma coisa, ou dela desviar as atenções. Julgo ainda que não serei o único a pensar dessa forma.

Não se entende pois como é que uma empresa que tem uma marca registada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial e, como tal, certas responsabilidades perante um público alvo, se digna a mandar uma reposta tão desprovida de conteúdo como aquela que acabei de ler. Enviei-vos uma carta a pedir esclarecimentos e acabei por não ver quase nenhum deles esclarecido pelas vossas (não) respostas.

Analisemos mais em pormenor aquilo que eu solicitei, com as mais sinceras intenções e com a educação que manda o protocolo, e aquilo que os Srs. (não) me responderam:

1 - Quanto custa ser sócio do vosso clube (que penso chamar-se Elite Club)?

" - o custo/beneficio para ser sócio do Elite Club é muito barato."

O barato e o caro, como creio que não vos custa compreender, são valores subjectivos. O mesmo se aplica à variável de valor "custo/benefício", que será inferida APENAS por quem pretende contratar um serviço ou comprar um produto, e quando estiver na posse de TODAS as informações relativas à sua compra.

Volto portanto a perguntar, desta feita de forma mais explícita, para não gerar desentendidos ou análises subjectivas: Quanto custa, em euros, entrar como sócio no vosso clube?

2 - É um valor único, tipo joia, ou há também mensalidades posteriores?
e
3 - Há a necessidade de pagar uma renovação anual? Se sim, quanto custa?

"todos os clubes tem uma joia de incrição e uma anuidade ou uma mensalidade , este não é diferente."

Isto é quase, quase meia resposta.

Refazendo, por outras palavras, as perguntas:

No Elite Club há que pagar uma mensalidade? (Sim/Não - Quanto é em euros?)

E uma anuidade ou renovação de inscrição? (Sim/Não - Quanto é em euros?)

4 - Quanto pode um sócio receber, monetariamente, por trazer outras pessoas para o clube?

"o valor é variavel."

Outra quase meia reposta. Somando, já temos quase uma resposta completa.

Varia derivado a quê? Que valores, em euros, pode um sócio receber por trazer outras pessoas para o clube?

5 - Descontando o recrutamento de novos membros, há mais alguma possibilidade de um sócio ser "remunerado" monetáriamente?

"sim"

Uma resposta completa, dada como se fosse num teste de 1ª classe, com direito a zero valores de cotação. Ter-me-ei esquecido de incluir na pergunta um "desenvolva a resposta"?

Que outras maneiras, para além do recrutamento, tem um sócio de ser remurado no clube? Quanto pode ganhar um sócio, em euros, com cada uma dessas maneiras?

6 - Pormenores detalhados sobre os descontos com os parceiros (por exemplo, eu não sei quais são os "custos reduzidos" para outras redes, na proposta TMN, nem quais são as possibilidades e limitações das sete noites oferecidas pela Parsitur, etc...).

"são variaveis e da responsililidade das empresas."

É uma resposta, mas não à pergunta que fiz. Eu consigo perceber, por mim, sem ajuda, sem recorrer à inteligência de terceiros, que os descontos são variáveis e que são da reponsabilidade "das empresas", muito obrigado. O que eu quero saber é em que consistem esses descontos, e para além dos pormenores que estão no vosso site. Sem essa informação, tenho dificuldade em avaliar o tal valor do "custo/benefício" que os Srs. mencionam na resposta 1.

7 - Quantos contratos assina um consumidor para se tornar sócio? Em que consistem esses contratos?

"2"

Meia reposta, nem mais, nem menos. Falta a segunda parte. Em que consistem esses contratos?

8 - Será que me podem enviar uma cópia de cada um deles (se for mais do que um, evidentemente)?

"não"

Estou satisfeito por ter havido resposta, embora não tenha gostado daquilo que ela diz.
Em tribunal, para os efeitos de acusção de injúrias contra o vosso bom nome, a New Way empresa foi capaz de incluir os anexos desses contratos, mas para um simples curioso que pretende olhar para eles, é-lhe recusado o acesso. As pessoas que lerem isto que tirem as conclusões que acharem necessárias desta atitude.

9 - Se um membro pretender desistir da inscrição dentro dos 14 dias seguintes à assinatura do contrato, é-lhe restituido todo o dinheiro pago? (ex: se determinada membro pagou 3.000€ para entrar, é essa a quantia que é devolvida)?

"a new way rege-se 100% segundo a lei portuguesa."

Não foi isso que perguntei. Em termos de respostas evasivas, esta deixa-me na maior das desconfianças em relação à vossa honestidade. Conseguem compreender porquê?

Em conjunto com a acusação de colocar em dúvida o nome da New Way e com a recusa em enviarem-me os contratos, esta reposta eleva a minha desconfiança em relação à vossa honestidade. Neste momento começo a pensar que os tais blogs que vos acusam de serem aldrabões poderão ter razão no que dizem, embora se tenham excedido na forma como o dizem.

Volto a perguntar:

Se um membro pretender desistir da inscrição dentro dos 14 dias seguintes à assinatura do contrato, é-lhe restituido todo o dinheiro pago? (um simples sim ou não chega, aqui).

10 - Podem, os sócios, vender os serviços da empresa a não sócios, sem que estes tenham também de entrar para a rede para usufruir deles?

"sim"

Muito bem, expliquem que serviços da empresa, ou do clube, podem os sócios vender a terceiros que não sejam sócios, por favor?

Peço a vossa atenção e empenho, agora redobrados, para esclarecerem as minhas dúvidas. Julgo que a reformulação que delas fiz limpa qualquer dúvida ou desentendimento que possa surgir do vosso lado. Mesmo assim, estou à vossa disposição para qualquer esclarecimento.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Menard

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Sobre um carta para a New Way e o direito à informação por parte do consumidor

Enviei ontem a primeira carta a pedir esclarecimentos à New Way sobre algumas dúvidas que me afligem. Transcrevo-a de seguida, na sua totalidade:

"Exmos. Senhores,

Venho desde há um tempo para cá a acompanhar, com a atenção possível, as actividades da vossa empresa, bem como as de uma série de sites onde a vossa actividade é criticada com alguma dureza (que, a confirmarem-se as queixas, apenas peca por ser demasiado branda). Recebi também, no meu e-mail, algumas mensagens de pessoas, que não conheço de lado nenhum, com perguntas sobre a legalidade do vosso negócio (!?), no que respeita à vertente de recrutamento de novos sócios para o clube, a na possibilidade deste configurar um esquema em pirâmide. Achei legítimas as perguntas, uma vez que a vossa empresa, aparentemente, remunera monetariamente os sócios por cada pessoa que estes trouxerem para o rede.

No entanto, depois de uma análise cuidada ao vosso site, não consegui encontrar quase nenhuma informação acerca do método de funcionamento do clube, dos valores envolvidos no negócio, e nos descontos/vantagens que oferece em troca. O vosso site está orientado no sentido de promover os encontros entre sócios, a parte motivacional dos workshops, o Sr. Bob Proctor, e em grande parte a vertente benemérita de accção e participação em causas sociais. Repito, no que respeita às condições de acesso, às vantagens do clube, aos mecanismos que geram uma "renda vitalícia" e aos valores envolvidos para os sócios: nada - apenas uma lista de empresas que são parceiras, mas sem entrar em grande detalhes.

Nesse sentido, escrevo-vos para solicitar que me informem detalhadamente acerca dos seguintes pontos:

1 - Quanto custa ser sócio do vosso clube (que penso chamar-se Elite Club)?

2 - É um valor único, tipo joia, ou há também mensalidades posteriores?

3 - Há a necessidade de pagar uma renovação anual? Se sim, quanto custa?

4 - Quanto pode um sócio receber, monetariamente, por trazer outras pessoas para o clube?

5 - Descontando o recrutamento de novos membros, há mais alguma possibilidade de um sócio ser "remunerado" monetariamente?

6 - Pormenores detalhados sobre os descontos com os parceiros (por exemplo, eu não sei quais são os "custos reduzidos" para outras redes, na proposta TMN, nem quais são as possibilidades e limitações das sete noites oferecidas pela Parsitur, etc...).

7 - Quantos contratos assina um consumidor para se tornar sócio? Em que consistem esses contratos?

8 - Será que me podem enviar uma cópia de cada um deles (se for mais do que um, evidentemente)?

9 - Se um membro pretender desistir da inscrição dentro dos 14 dias seguintes à assinatura do contrato, é-lhe restituído todo o dinheiro pago? (ex: se determinada membro pagou 3.000€ para entrar, é essa a quantia que é devolvida)?

10 - Podem, os sócios, vender os serviços da empresa a não sócios, sem que estes tenham também de entrar para a rede para usufruir deles?

Sei também que a vossa empresa moveu um processo em tribunal contra uma série de "incertos", por causa da mancha causada por estes no vosso bom nome, e que o tribunal, quanto a essa acusação, considerou que a New Way tinha razão. Contudo, como o caso em questão se dirigia apenas a julgar as injúrias feitas contra a New Way, nada fica esclarecido quanto ao conteúdo das queixas desses "incertos", nomeadamente, se a vossa empresa emprega procedimentos injustos, desonestos, e possivelmente ilegais, na promoção da sua actividade comercial. As perguntas que vos faço acima resumem algumas dessas questões, pelo que uma resposta clara e objectiva às mesmas será uma boa maneira de limparem uma certa má reputação que parece não vos largar.

Peço-vos para centrarem a vossa atenção nas perguntas que faço em concreto, não deixando de lhes responder mesmo em caso de quererem acrescentar outras informações que considerem relevantes. A parte do contrato reveste-se para mim de uma importância acrescida, porque é neste que alegadamente consta uma cláusula menos correcta (respeitante à não devolução de uma parte do dinheiro da inscrição ao sócio, em caso de desistência).

Lancei recentemente um blog sobre estas matérias ( http://alertanewway.blogspot.com/ ) e é lá que espero poder publicar aquilo que se está realmente a passar. Agradeço antecipadamente o vosso contributo.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Menard"

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Após o envio desta carta, e após ponderar sobre a mais que provável hipótese de não obter qualquer resposta, encontrei, no fórum das "Queixas", o seguinte comentário (que considero da maior relevância para analisar a importância das questões que enviei na carta):

"Srº Pedro, claro que existe uma enormíssima possibilidade de não ser respondida , eu diria mesmo que é quase impossível ser respondida visto o senhor querer saber um assunto que nada lhe diz respeito e ser um mero curioso. já pensou questionar a sonae ,bcp , bes, pt , edp , tmn , vodafone , herbalife ,amway ,euphony ,ffi ,acn , agel , etc etc etc... sobre o seu funcionamento e os seus contratos ??? é óbvio e evidente que nenhuma empresa lhe responderia.quem é o senhor ??? "

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Por partes:

1 - "um assunto que nada lhe diz respeito e ser um mero curioso"

O assunto passa a dizer-me respeito quando me coloco na posição de potencial interessado em aderir ao clube, ou, dito de outro modo, quando pondero vir a tornar-me consumidor da oferta da New Way, tal como sucedeu a determinada altura a todos os sócios/membros que já aderiram ao clube.
De facto, na posição de "mero curioso" encontram-se TODOS os consumidores de todos os produtos e serviços colocados à disposição no mercado por todas as empresas que tenham um intuito comercial. Considerando este facto, a minha posição de "mero curioso" não é um estatuto particular que detenho ou um estado de privilegiado a que ambiciono chegar. É antes uma situação natural decorrente da actividade dos agentes económicos, nas trocas de informação com os seus clientes, que são afinal de contas o sustentáculo da sua existência.

2 - "já pensou questionar a sonae ,bcp , bes, pt , edp , tmn , vodafone , herbalife ,amway ,euphony ,ffi ,acn , agel , etc etc etc... sobre o seu funcionamento e os seus contratos ???"

De facto já. É dessa atitude inquisidora que faço norma a minha escolha selectiva de serviços que contrato e de produtos que compro. Obviamente, não estarei interessado em ofertas acerca das quais pouco ou nada sei. Nestas ofertas devem incluir-se, naturalmente, a exposição clara dos meus benefícios e obrigações como sócio ou consumidor, bem como a possibilidade de visualização prévia de um contrato, em caso de existência de tal documento, como aliás está previsto na lei. A recusa, por parte de qualquer entidade em fornecer-me estas informações, e partindo do princípio (sempre salvaguardado) de que não estou a pedir para me revelarem os "segredos da empresa", é motivo suficiente para desconfiar da sua honestidade e boa-vontade.

Sugiro que leiam novamente as questões que coloco, numeradas e 1 a 10, e que raciocinem no sentido em perceber se estou a pedir alguma coisa de tão extraordinária que não possa ser revelada pela New Way, que apenas à empresa interessa saber, ou se, pelo contrário, aquelas perguntas são as que qualquer consumidor faria numa situação normal de dúvida e com o intuito de efectuar uma escolha informada e racional.

Deixo-vos de seguida com algumas citações acerca do enquadramento legal do direito à informação por parte do consumidor, tal como consagrada na regulamentação da nossa sociedade:

A Constituição Portuguesa diz o seguinte:

Artigo 60.º
(Direitos dos consumidores)

1. Os consumidores têm direito à qualidade dos bens e serviços consumidos, à formação e à informação, à protecção da saúde, da segurança e dos seus interesses económicos, bem como à reparação de danos.

2. A publicidade é disciplinada por lei, sendo proibidas todas as formas de publicidade oculta, indirecta ou dolosa.

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A Lei n.º 24/96 de 31 de Julho, que estabelece o regime legal aplicável à defesa dos consumidores, diz o seguinte:

Artigo 8.º

Direito à informação em particular

1 - O fornecedor de bens ou prestador de serviços deve, tanto nas negociações como na celebração de um contrato, informar de forma clara, objectiva e adequada o consumidor, nomeadamente, sobre características, composição e preço do bem ou serviço, bem como sobre o período de vigência do contrato, garantias, prazos de entrega e assistência após o negócio jurídico.

2 - A obrigação de informar impende também sobre o produtor, o fabricante, o importador, o distribuidor, o embalador e o armazenista, por forma que cada elo do ciclo produção-consumo possa encontrar-se habilitado a cumprir a sua obrigação de informar o elo imediato até ao consumidor, destinatário final da informação.

3 - Os riscos para a saúde e segurança dos consumidores que possam resultar da normal utilização de bens ou serviços perigosos devem ser comunicados, de modo claro, completo e adequado, pelo fornecedor ou prestador de serviços ao potencial consumidor.

4 - Quando se verifique falta de informação, informação insuficiente, ilegível ou ambígua que comprometa a utilização adequada do bem ou do serviço, o consumidor goza do direito de retractação do contrato relativo à sua aquisição ou prestação, no prazo de sete dias úteis a contar da data de recepção do bem ou da data de celebração do contrato de prestação de serviços.

5 - O fornecedor de bens ou o prestador de serviços que viole o dever de informar responde pelos danos que causar ao consumidor, sendo solidariamente responsáveis os demais intervenientes na cadeia da produção à distribuição que hajam igualmente violado o dever de informação.

6 - O dever de informar não pode ser denegado ou condicionado por invocação de segredo de fabrico não tutelado na lei, nem pode prejudicar o regime jurídico das cláusulas contratuais gerais ou outra legislação mais favorável para o consumidor.


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3 - "é óbvio e evidente que nenhuma empresa lhe responderia."

Será assim tão óbvio? Ou depende das perguntas efectuadas? Qual será a empresa que se recusa a prestar as informações normais relativas às suas ofertas, pergunto-me?


4 - quem é o senhor ???
"

Faz alguma diferença? Não deverá a informação que pretendo obter ser fornecida a qualquer pessoa que tenha "mera curiosidade" em saber? Não deverá a informação que pretendo obter ser fornecida de forma clara e inequívoca a todos aqueles que estiverem numa posição de escolha?

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Deixo, por último, um link para uma página da DECO, e um link sobre arbitragem gratuita de conflitos. Sugiro a todos a sua leitura.


quinta-feira, 17 de julho de 2008

Introdução

"Vemos gente bem vestida,
No aspecto desassombrada;
São tudo ilusões da vida,
Tudo é miséria dourada."

António Aleixo



Desde há uns tempos para cá, desde que tenho dedicado parte do meu tempo a expor as facetas menos claras do negócio da Agel (ver aqui), tenho recebido inúmeras denúncias no e-mail acerca de outros negócios de contornos menos claros, e entre eles o de uma empresa chamada "New Way", também referenciada como "New Way - Elite Club" (site institucional: http://newway-elite.com), sediada no Porto.

(nota - não confundir com a empresa "New Way" de http://www.newway.pt)

Basicamente, e pelo que percebi da maneira de funcionamento desta empresa, há um pacote de oferta de uma série de descontos em consumo, contratados com vários parceiros de renome, como sejam a TMN, a Repsol, o Barclays e o ACP, entre outros, a que os sócios têm direito a usufruir a partir do momento em que pagam a inscrição inicial (para uma lista completa de descontos, consulte no site da New Way, aqui). Esta inscrição ronda os 3.000€, e a permanência no clube pode ser renovada anualmente mediante o pagamento de uma outra quantia (não sei quanto é). A empresa, em ordem a tornar mais atractiva a sua oferta, decidiu remunerar os consumidores/associados deste serviço através de um sistema de recompensas por recrutamento, ou seja, quem recomendar e conseguir inscrever outros sócios no clube ganha, por cabeça, um determinado bónus monetário. A este sistema de oferta de descontos e recrutamento a New Way decidiu chamar de Marketing Multinível, uma designação ampla o suficiente para que nela caibam também esquemas piramidais encobertos (proibidos por lei em Portugal). Adicionalmente, a empresa oferece aos seus associados a possibilidade de frequentarem cursos de auto-desenvolvimento e PNL, e foi em parte responsável pela presença de Bob Proctor, um dos "filósofos" que escreveram livro "O Segredo", no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, para uma conferência sobre o dito.

É minha intenção, neste blog:

1 - perceber se há razões concretas para preocupação e prudência por parte de eventuais interessados em aderir à rede, considerando as informações que andam a circular na net acerca desta empresa,

2 -
perceber se a empresa funciona totalmente dentro dos limites que a lei impõe, quer no seu modelo de negócio, quer em alguns procedimentos comerciais que utiliza no relacionamento com sócios/consumidores/potenciais interessados em aderir,

3 - perceber se, mesmo dentro desses limites legais (e supondo que a empresa realmente os respeita), há motivos para duvidar das suas aparentes boas intenções, pelo menos de um ponto de vista estritamente ético,

4 - explicar as diferenças entre Marketing Multinível e Esquema em Pirâmide, e comparar os resultados com a actividade da empresa,

5 - analisar o valor da oferta de serviços de desconto face aos preços apresentados, e face a ofertas semelhantes que possam ser encontradas no mercado - saber, no fundo, se é compensatório ingressar neste clube por causa dos descontos (sendo que haverá sempre uma dose elevada de subjectividade nesta análise),

6 - deixar informação suficiente, no final, para que quem esteja a ler possa decidir por si só, em total conhecimento de caso, e em plena consciência (livre de qualquer pressão), o que acha desta empresa.

Parto de uma situação inicial completamente neutra, mas tomo o lugar de um eventual consumidor. É esta posição - a de consumidor - que pretendo salvaguardar acima de tudo. Interessam-me os direitos de quem usufrui de uma oferta que lhe pode sair cara, se de início for mal apresentada, analisada e/ou interpretada. Interessa-se apurar o nível de transparência e de honestidadade na actuação comercial da New Way. Interessa-me saber se é seguro apostar neste clube. Longe de querer chamar vigarista, aldrabão ou mentiroso a quem quer que seja (e isto envolve tanto a New Way como os seus eventuais detractores), pretendo avaliar que benefícios e riscos estão envolvidos na oferta desta empresa, bem a sua conduta/postura ao apresentá-los.

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Há uma razão muito específica para me focar nesta empresa, e que vai para além do meu gosto pessoal pelo tema "Pirâmides": é ela que surge no topo de reclamações de dois conhecidos sites de "voz do consumidor", o fórum "Queixas" (ver aqui), e o "Livro Amarelo na Net" (ver aqui, digitem "new way" na pesquisa para aparecerem as queixas todas). Em ambos, aparecem threads de discussão onde as intervenções transcendem várias vezes os limites do civismo aceitável e da conduta de respeito que devia imperar, acima de tudo, em tais locais - pelo contrário, parece-me que ali o cálculo do valor argumentativo é feito na proporção directa da mesquinhez dos insultos, injúrias e impropérios utilizados. No fórum "Queixas", há inclusivamente alguém que intervém a favor da New Way (nick: "tristes") que consegue bater todos os recordes de endurance e persistência numa discussão deste género, e dia após dia aparece lá para colocar as mesmas ideias vezes sem conta - não abdicando de insultar, como e quando lhe convém, todos os que de alguma forma se opõem àquilo que diz.

Adicionalmente, uma pesquisa pela sigla "new way elite club", no google.pt, leva-nos a vários blogs, fóruns e sites onde são apresentadas várias denúncias relativas a condutas menos próprias por parte desta empresa, acusações sem sustentáculo até serem provadas como certas, mas que em todo o caso deixam uma dose elevada de incerteza (ou de certeza) na mente de quem as ler - o suficiente para provocarem alertas pavlovianos de terror em caso de futuras abordagens por parte da empresa.

Alguns exemplos:
Blog Anti-Vigarices
Blog Denúncias Justas
Blog Denuncias do Consumidor
Site "New Way - No Way"


A New Way Elite Club, e para além da acusação de promover um Esquema de recrutamento em Pirâmide, é criticada nestes locais pelos seguintes motivos:

1 - Aliciamento de novos membros através de pressão psicológica e emocional (o uso de técnicas de PNL), depois de terem sido convencidos por amigos (ou familiares, ou conhecidos) a frequentar o evento de adesão, sobre o qual nada lhes foi dito (apenas que tinham de ir bem vestidos, que o ambiente era selecto, e que tinham de levar um cheque em branco, para o que desse e viesse). Depreende-se que quem é desta forma aliciado, sem qualquer informação sobre a empresa promotora, não tem hipótese de efectuar uma consulta prévia na Internet, ou fora dela, para poder saber "o que se diz por aí". No local, e depois de uma "suave" sessão de levagem cerebral, os aliciados vão ser confrontados e pressionados com a necessidade de uma decisão na hora.

2 - Inscrição de membros (e respectiva recolha do dinheiro de inscrição) sem estes estarem na posse da informação toda, nomeadamente, sem estarem na posse do contrato de adesão.

3 - A existência de cláusulas abusivas, injustas, e possivelmente ilegais no contrato (ou nos contratos). Uma destas cláusulas estipula que determinado montante do pagamento da inscrição, 500€, não poderá ser devolvido em caos de desistência, por conta de alegadas "despesas de formação bem como material administrativo". Já é mau quando uma cláusula deste coturno aparece num contrato. É ainda pior se alguém pagou dinheiro para pertencer a uma rede sem sequer o ter lido.

4 - A inscrição de membros como trabalhadores independetes sem que estes se apercebam que estão a assinar um contrato de trabalho (isto raia o ridículo). Aparentemente apenas há um contrato para assinar, mas que a New Way considera válido para dois propósitos: a) inscrição como associado no clube de descontos, b) contrato de trabalho para os sócios possam receber as comissões da angariação de novos membros.

5 - Recusa em devolver uma parte do dinheiro (esses tais 500€ + IVA) a quem manifestou o interesse em desistir da adesão nos primeiros 14 dias - sem que tenha sido dada qualquer formação ou comprado qualquer material administrativo.

6 - Devolução do restante montante (fora os 500€, portanto) vários meses depois do legalmente previsto como aceitável.


Não sei se tudo isto é verdade ou não (é o que quero apurar) mas, na eventualidade de ser, então a empresa dever ser punida em conformidade com a gravidade da situação e denunciada publicamente pelas faltas, para que sirva de aviso a outros, bem como obrigada a devolver todo o dinheiro que não pagou a quem efectivou a desistência. Em caso de ser mentira, de nada disto ser verdade, seja agora seja no passado, e a New Way estar a ser alvo de um processo concertado de denegrimento de imagem, então todos aqueles que nele participam devem ser de igual forma punidos. É nisto que acredito.

Em todo o caso, alguém está a mentir. Ou é quem acusa ou é que é acusado. Não há mais hipóteses.

Alguns destes sites foram julgados (à revelia) num processo por difamação levantado na New Way, num tribunal no Porto, há uns meses atrás, tendo a lei decidido a favor da New Way e emitido uma ordem de fecho dos mesmos (que até agora não foi acatada). O caso gira em torno do uso de determinadas expressões abusivas que alegadamente injuriam, mancham o bom nome, e lesam financeiramente a empresa. Foi-me enviada uma cópia das alegações finais do processo, por uma das pessoas que inicialmente me escreveu. Quem o quiser consultar pode contactar-me por e-mail (menard.pedro@gmail.com). Em alternativa, a New Way também vos pode facultar uma cópia (creio).

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O melhor sítio para começar a pesquisa é falar directamente com a fonte de tanto desentendimento. Nos próximos dias enviarei uma mensagem por e-mail à New Way, a solicitar informações. Espero obter uma resposta educada, esclarecedora, e sobretudo redigida no sentido de acabar com rumores e boatos. Não pretendo obter uma reposta evasiva, pré-formatada, e que responda a perguntas que não coloquei. Não creio que outra atitude seja de esperar se a intenção for realmente honesta.

Há várias formas de uma empresa lidar com reclamações dos clientes/consumidores, a melhor das quais é ouvi-los, satisfazer os seus pedidos na medida do possível, e interceder junto dos processos para que tais situações não tornem a repetir-se, e a pior de todas é ignorar o consumidor, não acatar os seus pedidos, e ainda fazer troça dele nas costas. Uma destas atitudes granjeia o respeito futuro e o reconhecimento de clientes e consumidores, ao mesmo tempo que imprime uma boa imagem da empresa no mercado - credível e fiável. A outra não. Pelo contrário, a outra significa uma onda de má reputação e o início de um declínio inevitável. Senso comum, não?

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Este blog aceita comentários. O que não tolera é más criações, insultos, ameaças, repetições exaustivas de uma mesma ideia ou texto, nem outros impropérios de qualquer especie. Não vou ver isto transformado num campo de batalha. Por estas razões, as participação nos "comentários" estarão condicionadas à moderação (feita por mim).

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Tudo aquilo que estiver escrito neste blog pela minha mão corresponde um conjunto de opiniões individuais próprias (e consequentemente subjectivas) sobre os temas tratados. Não me responsabilizo por qualquer decisão que os leitores possam vir a tomar depois de lerem essas mesmas opiniões. Os factos que aqui forem apresentados para servirem como provas ou comprovativos são verdadeiros e correspondem à realidade. Não deturpo ou distorço qualquer tipo de prova para benefício próprio ou para sustentar concluções que dessa forma resultariam inviesadas e falsas. Como já referi, coloco-me na posição é um potencial consumidor das vantagens da New Way, e é dessa perspectiva que teço os comentários que achar apropriados.