A entrevista seguinte foi concedida ao autor deste blog por Joana Pereira (nome fictício), alguém que foi associada na New Way durante bastante tempo. O texto é rico em pormenores reveladores daquilo que verdadeiramente se passa "por detrás de porta".
Pedro Menard - Quanto tempo esteve na New Way?
Joana Pereira – Entrei durante o segundo semestre de 2006. Fiquei cerca de um ano (não renovei o contrato). Tentei convencer pessoas a aderirem durante os primeiros seis meses - depois disso já não conseguia ter coragem para o fazer. Falei com cerca de dez pessoas ao todo, no sentido de as levar às reuniões e convencê-las a aderir, mas nem sempre consegui que fossem realmente aos eventos. Quando dizia que era para ir ao Hotel Melia de Gaia, a coisa soava a máquinas para vender ou a Herbalife e as pessoas desconfiavam e perdiam a vontade de lá ir. Afinal de contas, ainda era muito pior do que isso! Das pessoas que contactei, acabaram por se inscrever duas, que por sua vez também recrutaram outras pessoas. Hoje nem sequer nos falamos.
PM – Nunca mencionou, portanto, a essas pessoas qual era o negócio em questão no momento em que as convidou? A New Way incentivava os seus membros a fazerem isso - a guardarem segredo sobre a proposta quando era altura de aliciar pessoas?
JP – A New Way dava assim a "formação". Nós deveríamos atrair as pessoas sem explicar nada, sem revelar nada. A mim disseram que era para ir a um clube. Eu, às minhas amigas, disse que era para assistir a formação…
PM – Como lhe foi dada a conhecer a empresa? Sabia ao que ia? Ou sucedeu-lhe o mesmo a si - não lhe disseram o nome da empresa nem o propósito da reunião?
JP – Eu era comercial na altura e fui a uma empresa com quem tinha negócios contratados. O gerente começou a ser extremamente simpático, a facilitar-me as negociações, mas depois, a certa altura, pediu-me para que fosse com ele e com a mulher a uma clube... e eu não tive como dizer "não"...
PM – A pessoa em questão serviu-se da uma situação boas relações comerciais para lhe fazer uma proposta acerca de algo completamente diferente, portanto?
JP – A pessoa serviu-se exactamente do seu poder ao me permitir negociar com a empresa da qual era gerente. A mim disse-me que era um clube e eu tirei a minha interpretação, que foi a de que ele e a mulher teriam aberto um bar e queriam a minha opinião. Ainda me propôs que levasse amigos meus.
PM – Esse convite para ir a "um clube" era, na realidade, para ir a um dos eventos New Way, para angariar novos membros, promovido num hotel de luxo, correcto?
JP – Sim. Correcto. Os hotéis não são de luxo, eles usam o Melia de Gaia, o Melia Tryp de Aveiro e agora mais recentemente o Estádio do Dragão. São as salas utilizadas pelas empresas para conferências que eles alugam para recrutamentos.
PM – O que aconteceu com os seus amigos que conseguiu recrutar? Porque deixaram de se falar?
JP – Bem, para começar perderam muito dinheiro!!! Não será isso motivo suficiente? E também acho que houve uma crescente desconfiança em relação a mim. Se por acaso nós nos virmos, há um tratamento cordial formal de mais, quase encenado, mas uma delas nunca mais se aproximou nem fez nada para eu a ver. A desconfiança é a de que eu terei ganho dinheiro às custas deles, o que é mentira.
Nunca ganhei 1 tostão!
A New Way só paga alguma coisa quando a pessoa que foi recrutada terminar de pagar metade do valor da inscrição. No meu caso elas ou cancelaram os cheques passados poucas semanas depois ou os cheques não tiveram cobertura.
PM – O que se passa nesses eventos de recrutamento, em concreto?
JP – Estão presentes algumas pessoas, mas as salas são pequenas para parecer que estão muito cheias. Eles dizem que se tem de se ir bem vestido mas rara é a pessoa que realmente vai. Fazem a recolha dos dados pessoais no final da sessão. Quando entrei havia quem se recusasse a preencher as folhas, mas a partir de dada altura se o convidado se recusasse a fazê-lo o angariador não recebia o prémio por lá ter levado a pessoa (e que é de 50€ por um solteiro e de 100€ por casal).
Quase nunca compensa.
As contas são assim: o jantar quem paga é o sócio, que à partida tem a mulher ou marido consigo, e leva mais um casal e tem de pagar 20€ por pessoa (acho que continua a ser 20€ hoje em dia). Portanto, gasta 80€ para ganhar 100€ ou 50€, quando já pagou quase 3000€ (desde 2007 que a jóia aumentou). Não compensa mesmo. Nem os eventuais 20€ de diferença poderão trazer qualquer riqueza a ninguém.
Quanto ao jantar, é bastante pobre. Sempre foi. Era uma das grandes reclamações que todos tinham. Aposto que aquilo ficava nem por 10€ por pessoa para a New Way. Até nisso tentavam ganhar dinheiro com os sócios. O contrato é assinado no fim da apresentação, antes do jantar. Tudo é feito com muita pressão psicológica, sem dúvida, e com grandes promessas. Têm respostas preparadas para qualquer argumento colocado, por exemplo: "mas porque é que eu hei-de trazer pessoas cá se elas não assinam?" e eles dizem: "mas já esta a ganhar 100€ por terem trazido cá o casal amigo"… Mesmo depois de lá estarmos, a pressão continua. Às sextas-feiras, o gestor já está a ligar várias vezes, com insistência, para saber se já arranjámos quem levar no Sábado e no Domingo.
PM – A New Way faz algum tipo de pressão para que a decisão de aderir seja tomada na hora? Especificamente, eles dizem que a oferta só é válida se for aceite naquele momento (àquele preço)?
JP – Exacto!!! É a pressão típica deste tipo de esquemas, é igual em todo o lado, muita pressão porque amanhã já é mais caro, e se não se aceita é porque se é um falhado, só quem arrisca é que vence etc etc. O Vitor Sousa (o manda-chuva) e alguns gestores chegam a ser mal-educados.
PM – Pelo que entendi, há vários tipos de bónus relativos ao trazer novos membros para o clube: Há bónus para trazer pessoas apenas à apresentação (50€ por cabeça) e há bónus para se a pessoa se inscrever no clube (250€ por cabeça), e este último não é pago enquanto o novo membro não pagar a inscrição por completo. Isto está correcto?
JP – Sim. 50€ por cada solteiro, 100€ por casal. Um "casal" tanto pode ser marido e mulher, irmão e irmã, como dois namorados. Pelos 2 primeiros que se mete recebe-se 250€ por cada, a partir do 3º recrutado recebe-se 500€ por cada. Só há prémio quando o sócio novo paga tudo, ou melhor metade, se agora são 3000€, ele tem de dar 1500€ no próprio dia e cheques pré-datados para os restantes 1500€. Neste caso, recebe-se logo o prémio assim que forem levantados os 1500€.
PM – O prémio dos 250€ (da adesão) é cumulativo com o dos 50€ (de assistir ao evento)?
JP – Não é cumulativo. Se eu levo lá o xpto, só recebo os 50€ uma semana depois, ou seja, dá tempo para saber se ele entra ou não. Se ele entrar, recebo 250€ ao todo (ou 500€, caso já tenha recrutado duas ou mais pessoas antes).
PM – Há algum bónus adicional pelos membros que as pessoas que recrutamos trouxerem para a rede (tipo: eu recruto João e ganho 250€ e o João recruta depois o José, quanto é que eu ganho pelo José?)?
JP – O João recruta o José e eu recebo 100€ desse recrutamento. Mas o processo de registos é completamente incontrolável. Nunca sabemos quem recruta quem. Há muita coisa dúbia, e ao que reparei, há aqueles que optam por levar conhecidos, nunca amigos ou família, e quando é este o caso, quando são conhecidos ou relações meramente comerciais, podem não ter aquele contacto contínuo e acaba por se perder a noção sobre quem entra e, principalmente, sobre quem já pagou o quê?
PM – Está-me a dizer que a New Way não tinha nenhum mecanismo de controlo e informação que permitisse aos sócio consultar e saber dados sobre o seu "downline"? (downline = pessoas que recrutamos e pessoas que são recrutadas pelas pessoas que recrutamos, e assim sucessivamente)
JP – Mais ou menos. Existe um mecanismo, mas não dá para acompanhar nada. É suposto ter-se uma password para entrar na sua pirâmide, mas são eles é que preenchem os dados - logo omitem o que quiserem quando quiserem.
PM – Nesses eventos de recrutamento, eles põem alguém a falar do dinheiro que já ganhou com o clube? (tipo, para levantar a moral e convencer os outros a associarem-se..)
JP – É o culminar da lavagem cerebral…
PM – O jantar é dado a todos ou só às pessoas que aderiram ao clube?
JP – É "oferecido" a todos, porque quem paga somos nós, assim que lá chegamos, ainda antes de começar a apresentação. Aquilo é um buffet bastante pobre, e há muita gente que não fica para jantar.
PM – Que tipo de perguntas fazem na entrevista pessoal? Que informações pretendem eles saber acerca das pessoas? Estas informações incluem dados a respeito das finanças privadas das pessoas?
JP – Sobre finanças pessoais, não, pois eles não querem saber se a pessoa tem ou não dinheiro. Se disser que não tem eles simplesmente apresentam-lhe a documentação para pedir um empréstimo ao banco. Eles trabalham com um mediador de crédito de Paredes. O que eles querem é que quem seja casado leve o cônjuge para a resposta ser imediata. Quem vai para casa pensar na oferta acaba por recusar!!!!!!!!!!!!! Eles querem saber qual a profissão, se as pessoas conhecem muita gente, quantas pessoas pode levar para as apresentações, etc.
PM – Quantos contratos assinou? Ou melhor, quantas assinaturas colocou em quantos papéis diferentes? (foi uma assinatura para a oferta das vantagens e outra para o contrato de intermediação, ou foi uma só assinatura que validava dois contratos?)
JP – Foram imensas assinaturas, uma para cada papel, para cada oferta…
PM – Aqui está-me a falar dos contratos específicos para cada uma das ofertas (ACP, Parstitur, TMN, etc), não é?
JP – Sim…
PM – E em relação ao contrato em si com a New Way, onde estão, supostamente, agregados dois contratos, um com um valor de 1.450€ + IVA (que é referente à entrada no clube em si) e outro com um valor de 500€ + IVA (que é um contrato de intermediação, onde está mencionado um curso de formação)... Assinou algum coisa parecida com isto? Ou no tempo em que entrou ainda nem sequer havia este papel?
JP – Em 2006, o contrato mencionava 1.250€ de entrada e o restante a pagar em 4 vezes ou 5, não me lembro. E era só um contrato, no qual também mencionava que ainda por cima tinha uma anuidade de 400€ mais IVA.
PM – Deram-lhe facturas descriminadas pelos valores que pagou?
JP – Não houve facturas nenhumas!!! E se tenta meter no IRS o que conseguiu ganhar ainda se lixa, como uma amiga minha, nem declarações de rendimentos lhe dão. A contabilista dessa minha amiga retirou do IRS o que ela tinha preenchido em relação à New Way porque não havia comprovativos de nada.
PM – O que a levou a aderir à New Way?
JP – Muita, muita pressão e muita lavagem cerebral. E muitas mentiras de quem me levou lá. Esse casal, hoje me dia, está tão bem na vida que ela é caixa numa mercearia e ganha o ordenado mínimo, e ele entrega encomendas!!!!! Mas na altura, em 2006, diziam ter tanto dinheiro que se iam despedir dos seus empregos...
PM – Em que consistia o curso de formação que a New Way lecciona ao novos recrutas (o que é que ensinam, quanto tempo dura, quem é o formador...)?
JP – Os formadores são eles... o gestor, Vitor Sousa, e os sócios mais velhos. É tipo Igreja Universal do Reino de Deus. A sério!!! As formações seguinte são a continuidade de nos acusarem de sermos uns falhados se não conseguirmos levar amigos, pois aquilo é mesmo uma boa oportunidade, nós é que estragamos tudo... Aliás, em 2006, a partir de dada altura, nós não podíamos entrar sequer para a entrevista final com o nosso «angariado», queriam que o gestor ficasse sozinho com ele. Tudo uma cambada!!! A formação é um autêntico sermão, como ser rico é maravilhoso, etc. Se pensa que é tipo cursos de técnicas de vendas ou assim está enganado!!! É uma burlice pegada.
PM – Ou seja, se os sócios por alguma razão não conseguirem arranjar mais sócios, o que eles fazem é desmoraliza-los e culpabiliza-los por essa suposta falha? Isso era feito nas workshops semanais? Em alguma altura achou que eles estavam a passar das marcas quanto a níveis de educação e cordialidade?
JP – O Vitor Sousa, sim. Desde o inicio que o desprezo dele pelos novos sócios era notório. Soube que ele dava a opinião aos gestores no sentido de mostrar quem é que eram os falhado ("esta que meteste não te vai trazer mais ninguém") e quem eram as "promessas"--- E fazia questão de demonstrar desprezo apesar da pessoa lhe dar 2500€ a ganhar, e de lhe encher os bolsos semanalmente com os 20€ por pessoa para o jantar. De resto, havia também uma gestora, malcriada como tudo, nos workshops. Com uma amiga minha foram bastante desagradáveis
PM - O que aconteceu ao certo? Como é que a trataram?
JP - Ela levou um rapaz para assistir a um dos eventos. No final, ele tinha de preencher uma folha com os dados pessoais para ela poder ganhar pelo menos os 50€. O rapaz percebeu logo a burla e recusou-se a preencher a documentação. A minha colega explicou que era para ela ganhar 50€ e ele disse para ela preencher pela sua mão se quisesse, que ele não gastaria tinta de caneta nessas tramas. Ela assim fez, preencheu os dados dele. Na formação seguinte, A New Way disse-lhe que aquilo era uma humilhação, que uma pessoa que está a caminho de fazer fortuna com a New Way não precisava de passar por aquilo só para ganhar uns míseros 50€, e que era fraca. Isto passou-se à frente de dezenas de pessoas. A questão é sempre a mesma: nós temos de convencer os convidados que estamos milionários, e se andamos a mendigar por 50€ estaremos a fazer o contrário, a estragar a imagem da New Way.
Esta rapariga é muito frontal não fosse ela empresária e proprietária, e então tinha sempre muitas questões para colocar à New Way, mas tais questões melindravam os novos recrutas, está a ver? Então mandavam-na calar e isolavam-na para que não se aproximasse dos novos. Tudo porque a imagem da NW é muito frágil, de vidro até. É uma questão de tempo até que se parta aquilo tudo. Só que a lavagem cerebral é tanta que as pessoas saem do esquema com vergonha e só querem esquecer a experiência.
PM - Das ofertas em descontos que a New Way oferecia na altura, chegou a usar alguma que lhe tivesse proporcionado óbvias vantagens?
JP – Nada!!! Tentei todas, contactei, quis marcar as coisas, queria usufruir de algumas vantagens e o serviço era muito mau - nada era em condições .
PM - Como descreve/avalia a oferta da Parsitur? Alguma vez utilizou algum dos descontos nas empresas de enriquecimento pessoal/motivação (I Have the Power, ASG, Portal do Ser)?
JP – Não há nenhuma vantagem na Parsitur- levam os mesmos preços. Não há qualquer desconto, e se entrar na página da Parsitur, aquilo que oferecem aos Sócios da New Way oferecem a qualquer pessoa que se inscreva na dita página. Em 2006 essas ofertas (I Have the Power, ASG, Portal do Ser) não existiam.
PM - Na altura em que assinou os contratos com a New Way, sabia que havia um consumo mínimo diário que o desconto da Parsitur obriga a gastar nos hotéis, nas sete noites que são supostamente gratuitas?
JP – Claro que não. Só descobri mais tarde, quando me inscrevi para a tal semana de féria. E os hotéis à escolha são do mais mediano que há.
PM - Esteve lá durante quase um ano. Porque ficou tanto tempo? E o que a levou a chegar à conclusão de que a oferta não valia o preço que tinha pago por ela?
JP – Porque, como já referi, quem perde €€€ e tempo preciosos, tenta até ao fim ganhar algo, recuperar algum, mas acabava por ser pesado, insuportável, andar a perder tempo e pagar 20€ por pessoa que levava, mesmo que não jantassem. Fartei-me. E também já não tinha coragem de levar mais ninguém. Os meus amigos e colegas de trabalho são quadros médios/superiores e cheguei a um ponto em tinha vergonha do aspecto da gente de New Way. Impressionavam pela negativa. Pode-lhe parecer estranho, mas se tivesse levado certos amigos eles diriam logo na entrada: que é isto? chulos? prostitutas??? Eu é que eu fui mesmo burra!!!! A burla está na cara deles. Parece a Máfia, mas não a italiana, antes aquela descrita em filmes americanos, onde os mafiosos nascem de bairros degradados como o Bronx!!!!
PM - Alguma vez reparou se nas sessões de treino da New Way o assunto "Esquema em Pirâmide" foi discutido? Alguma vez confrontou os responsáveis da empresa com esse assunto?
JP – Nunca foi mencionado. Mesmo na apresentação inicial, os convidados levantavam-se e iam embora. Eles têm essa sorte: quem não gosta levanta-se e vai-se embora sem tentar tirar satisfações. Nunca assisti a nenhum confronto apesar de saber que já houve confrontos. Não sei pormenores.
PM – Uma última questão: alguma vez a New Way lhe sugeriu que podia vender a associação ao Elite Clube por sua própria iniciativa, junto dos seus conhecidos? Por outras palavras, a Joana podia chegar a casa de uma amiga e vender-lhe uma quota de associado na New Way - e passar-lhe uma factura (sua) no local, pela venda?
JP – Não. Tudo passava apenas por aliciar outros a irem à reuniões. Nunca me propuseram nada do género e duvido que agora o façam, pois são manipuladores profissionais. Mesmo nas entrevistas finais mandam-nos sair para ficarem sozinhos com o nosso convidado, nunca deixariam ninguém fazer o papel de lavagem cerebral deles, até porque só mesmo eles para terem aquele papelão. Como eu disse: são manipuladores profissionais.
O próprio Vitor Sousa só comunica com aquele olhar de desprezo, quase não abre a boca. Penso que não deve ter inteligência suficiente nem carisma para poder angariar pessoas.
Joana Pereira – Entrei durante o segundo semestre de 2006. Fiquei cerca de um ano (não renovei o contrato). Tentei convencer pessoas a aderirem durante os primeiros seis meses - depois disso já não conseguia ter coragem para o fazer. Falei com cerca de dez pessoas ao todo, no sentido de as levar às reuniões e convencê-las a aderir, mas nem sempre consegui que fossem realmente aos eventos. Quando dizia que era para ir ao Hotel Melia de Gaia, a coisa soava a máquinas para vender ou a Herbalife e as pessoas desconfiavam e perdiam a vontade de lá ir. Afinal de contas, ainda era muito pior do que isso! Das pessoas que contactei, acabaram por se inscrever duas, que por sua vez também recrutaram outras pessoas. Hoje nem sequer nos falamos.
PM – Nunca mencionou, portanto, a essas pessoas qual era o negócio em questão no momento em que as convidou? A New Way incentivava os seus membros a fazerem isso - a guardarem segredo sobre a proposta quando era altura de aliciar pessoas?
JP – A New Way dava assim a "formação". Nós deveríamos atrair as pessoas sem explicar nada, sem revelar nada. A mim disseram que era para ir a um clube. Eu, às minhas amigas, disse que era para assistir a formação…
PM – Como lhe foi dada a conhecer a empresa? Sabia ao que ia? Ou sucedeu-lhe o mesmo a si - não lhe disseram o nome da empresa nem o propósito da reunião?
JP – Eu era comercial na altura e fui a uma empresa com quem tinha negócios contratados. O gerente começou a ser extremamente simpático, a facilitar-me as negociações, mas depois, a certa altura, pediu-me para que fosse com ele e com a mulher a uma clube... e eu não tive como dizer "não"...
PM – A pessoa em questão serviu-se da uma situação boas relações comerciais para lhe fazer uma proposta acerca de algo completamente diferente, portanto?
JP – A pessoa serviu-se exactamente do seu poder ao me permitir negociar com a empresa da qual era gerente. A mim disse-me que era um clube e eu tirei a minha interpretação, que foi a de que ele e a mulher teriam aberto um bar e queriam a minha opinião. Ainda me propôs que levasse amigos meus.
PM – Esse convite para ir a "um clube" era, na realidade, para ir a um dos eventos New Way, para angariar novos membros, promovido num hotel de luxo, correcto?
JP – Sim. Correcto. Os hotéis não são de luxo, eles usam o Melia de Gaia, o Melia Tryp de Aveiro e agora mais recentemente o Estádio do Dragão. São as salas utilizadas pelas empresas para conferências que eles alugam para recrutamentos.
PM – O que aconteceu com os seus amigos que conseguiu recrutar? Porque deixaram de se falar?
JP – Bem, para começar perderam muito dinheiro!!! Não será isso motivo suficiente? E também acho que houve uma crescente desconfiança em relação a mim. Se por acaso nós nos virmos, há um tratamento cordial formal de mais, quase encenado, mas uma delas nunca mais se aproximou nem fez nada para eu a ver. A desconfiança é a de que eu terei ganho dinheiro às custas deles, o que é mentira.
Nunca ganhei 1 tostão!
A New Way só paga alguma coisa quando a pessoa que foi recrutada terminar de pagar metade do valor da inscrição. No meu caso elas ou cancelaram os cheques passados poucas semanas depois ou os cheques não tiveram cobertura.
PM – O que se passa nesses eventos de recrutamento, em concreto?
JP – Estão presentes algumas pessoas, mas as salas são pequenas para parecer que estão muito cheias. Eles dizem que se tem de se ir bem vestido mas rara é a pessoa que realmente vai. Fazem a recolha dos dados pessoais no final da sessão. Quando entrei havia quem se recusasse a preencher as folhas, mas a partir de dada altura se o convidado se recusasse a fazê-lo o angariador não recebia o prémio por lá ter levado a pessoa (e que é de 50€ por um solteiro e de 100€ por casal).
Quase nunca compensa.
As contas são assim: o jantar quem paga é o sócio, que à partida tem a mulher ou marido consigo, e leva mais um casal e tem de pagar 20€ por pessoa (acho que continua a ser 20€ hoje em dia). Portanto, gasta 80€ para ganhar 100€ ou 50€, quando já pagou quase 3000€ (desde 2007 que a jóia aumentou). Não compensa mesmo. Nem os eventuais 20€ de diferença poderão trazer qualquer riqueza a ninguém.
Quanto ao jantar, é bastante pobre. Sempre foi. Era uma das grandes reclamações que todos tinham. Aposto que aquilo ficava nem por 10€ por pessoa para a New Way. Até nisso tentavam ganhar dinheiro com os sócios. O contrato é assinado no fim da apresentação, antes do jantar. Tudo é feito com muita pressão psicológica, sem dúvida, e com grandes promessas. Têm respostas preparadas para qualquer argumento colocado, por exemplo: "mas porque é que eu hei-de trazer pessoas cá se elas não assinam?" e eles dizem: "mas já esta a ganhar 100€ por terem trazido cá o casal amigo"… Mesmo depois de lá estarmos, a pressão continua. Às sextas-feiras, o gestor já está a ligar várias vezes, com insistência, para saber se já arranjámos quem levar no Sábado e no Domingo.
PM – A New Way faz algum tipo de pressão para que a decisão de aderir seja tomada na hora? Especificamente, eles dizem que a oferta só é válida se for aceite naquele momento (àquele preço)?
JP – Exacto!!! É a pressão típica deste tipo de esquemas, é igual em todo o lado, muita pressão porque amanhã já é mais caro, e se não se aceita é porque se é um falhado, só quem arrisca é que vence etc etc. O Vitor Sousa (o manda-chuva) e alguns gestores chegam a ser mal-educados.
PM – Pelo que entendi, há vários tipos de bónus relativos ao trazer novos membros para o clube: Há bónus para trazer pessoas apenas à apresentação (50€ por cabeça) e há bónus para se a pessoa se inscrever no clube (250€ por cabeça), e este último não é pago enquanto o novo membro não pagar a inscrição por completo. Isto está correcto?
JP – Sim. 50€ por cada solteiro, 100€ por casal. Um "casal" tanto pode ser marido e mulher, irmão e irmã, como dois namorados. Pelos 2 primeiros que se mete recebe-se 250€ por cada, a partir do 3º recrutado recebe-se 500€ por cada. Só há prémio quando o sócio novo paga tudo, ou melhor metade, se agora são 3000€, ele tem de dar 1500€ no próprio dia e cheques pré-datados para os restantes 1500€. Neste caso, recebe-se logo o prémio assim que forem levantados os 1500€.
PM – O prémio dos 250€ (da adesão) é cumulativo com o dos 50€ (de assistir ao evento)?
JP – Não é cumulativo. Se eu levo lá o xpto, só recebo os 50€ uma semana depois, ou seja, dá tempo para saber se ele entra ou não. Se ele entrar, recebo 250€ ao todo (ou 500€, caso já tenha recrutado duas ou mais pessoas antes).
PM – Há algum bónus adicional pelos membros que as pessoas que recrutamos trouxerem para a rede (tipo: eu recruto João e ganho 250€ e o João recruta depois o José, quanto é que eu ganho pelo José?)?
JP – O João recruta o José e eu recebo 100€ desse recrutamento. Mas o processo de registos é completamente incontrolável. Nunca sabemos quem recruta quem. Há muita coisa dúbia, e ao que reparei, há aqueles que optam por levar conhecidos, nunca amigos ou família, e quando é este o caso, quando são conhecidos ou relações meramente comerciais, podem não ter aquele contacto contínuo e acaba por se perder a noção sobre quem entra e, principalmente, sobre quem já pagou o quê?
PM – Está-me a dizer que a New Way não tinha nenhum mecanismo de controlo e informação que permitisse aos sócio consultar e saber dados sobre o seu "downline"? (downline = pessoas que recrutamos e pessoas que são recrutadas pelas pessoas que recrutamos, e assim sucessivamente)
JP – Mais ou menos. Existe um mecanismo, mas não dá para acompanhar nada. É suposto ter-se uma password para entrar na sua pirâmide, mas são eles é que preenchem os dados - logo omitem o que quiserem quando quiserem.
PM – Nesses eventos de recrutamento, eles põem alguém a falar do dinheiro que já ganhou com o clube? (tipo, para levantar a moral e convencer os outros a associarem-se..)
JP – É o culminar da lavagem cerebral…
PM – O jantar é dado a todos ou só às pessoas que aderiram ao clube?
JP – É "oferecido" a todos, porque quem paga somos nós, assim que lá chegamos, ainda antes de começar a apresentação. Aquilo é um buffet bastante pobre, e há muita gente que não fica para jantar.
PM – Que tipo de perguntas fazem na entrevista pessoal? Que informações pretendem eles saber acerca das pessoas? Estas informações incluem dados a respeito das finanças privadas das pessoas?
JP – Sobre finanças pessoais, não, pois eles não querem saber se a pessoa tem ou não dinheiro. Se disser que não tem eles simplesmente apresentam-lhe a documentação para pedir um empréstimo ao banco. Eles trabalham com um mediador de crédito de Paredes. O que eles querem é que quem seja casado leve o cônjuge para a resposta ser imediata. Quem vai para casa pensar na oferta acaba por recusar!!!!!!!!!!!!! Eles querem saber qual a profissão, se as pessoas conhecem muita gente, quantas pessoas pode levar para as apresentações, etc.
PM – Quantos contratos assinou? Ou melhor, quantas assinaturas colocou em quantos papéis diferentes? (foi uma assinatura para a oferta das vantagens e outra para o contrato de intermediação, ou foi uma só assinatura que validava dois contratos?)
JP – Foram imensas assinaturas, uma para cada papel, para cada oferta…
PM – Aqui está-me a falar dos contratos específicos para cada uma das ofertas (ACP, Parstitur, TMN, etc), não é?
JP – Sim…
PM – E em relação ao contrato em si com a New Way, onde estão, supostamente, agregados dois contratos, um com um valor de 1.450€ + IVA (que é referente à entrada no clube em si) e outro com um valor de 500€ + IVA (que é um contrato de intermediação, onde está mencionado um curso de formação)... Assinou algum coisa parecida com isto? Ou no tempo em que entrou ainda nem sequer havia este papel?
JP – Em 2006, o contrato mencionava 1.250€ de entrada e o restante a pagar em 4 vezes ou 5, não me lembro. E era só um contrato, no qual também mencionava que ainda por cima tinha uma anuidade de 400€ mais IVA.
PM – Deram-lhe facturas descriminadas pelos valores que pagou?
JP – Não houve facturas nenhumas!!! E se tenta meter no IRS o que conseguiu ganhar ainda se lixa, como uma amiga minha, nem declarações de rendimentos lhe dão. A contabilista dessa minha amiga retirou do IRS o que ela tinha preenchido em relação à New Way porque não havia comprovativos de nada.
PM – O que a levou a aderir à New Way?
JP – Muita, muita pressão e muita lavagem cerebral. E muitas mentiras de quem me levou lá. Esse casal, hoje me dia, está tão bem na vida que ela é caixa numa mercearia e ganha o ordenado mínimo, e ele entrega encomendas!!!!! Mas na altura, em 2006, diziam ter tanto dinheiro que se iam despedir dos seus empregos...
PM – Em que consistia o curso de formação que a New Way lecciona ao novos recrutas (o que é que ensinam, quanto tempo dura, quem é o formador...)?
JP – Os formadores são eles... o gestor, Vitor Sousa, e os sócios mais velhos. É tipo Igreja Universal do Reino de Deus. A sério!!! As formações seguinte são a continuidade de nos acusarem de sermos uns falhados se não conseguirmos levar amigos, pois aquilo é mesmo uma boa oportunidade, nós é que estragamos tudo... Aliás, em 2006, a partir de dada altura, nós não podíamos entrar sequer para a entrevista final com o nosso «angariado», queriam que o gestor ficasse sozinho com ele. Tudo uma cambada!!! A formação é um autêntico sermão, como ser rico é maravilhoso, etc. Se pensa que é tipo cursos de técnicas de vendas ou assim está enganado!!! É uma burlice pegada.
PM – Ou seja, se os sócios por alguma razão não conseguirem arranjar mais sócios, o que eles fazem é desmoraliza-los e culpabiliza-los por essa suposta falha? Isso era feito nas workshops semanais? Em alguma altura achou que eles estavam a passar das marcas quanto a níveis de educação e cordialidade?
JP – O Vitor Sousa, sim. Desde o inicio que o desprezo dele pelos novos sócios era notório. Soube que ele dava a opinião aos gestores no sentido de mostrar quem é que eram os falhado ("esta que meteste não te vai trazer mais ninguém") e quem eram as "promessas"--- E fazia questão de demonstrar desprezo apesar da pessoa lhe dar 2500€ a ganhar, e de lhe encher os bolsos semanalmente com os 20€ por pessoa para o jantar. De resto, havia também uma gestora, malcriada como tudo, nos workshops. Com uma amiga minha foram bastante desagradáveis
PM - O que aconteceu ao certo? Como é que a trataram?
JP - Ela levou um rapaz para assistir a um dos eventos. No final, ele tinha de preencher uma folha com os dados pessoais para ela poder ganhar pelo menos os 50€. O rapaz percebeu logo a burla e recusou-se a preencher a documentação. A minha colega explicou que era para ela ganhar 50€ e ele disse para ela preencher pela sua mão se quisesse, que ele não gastaria tinta de caneta nessas tramas. Ela assim fez, preencheu os dados dele. Na formação seguinte, A New Way disse-lhe que aquilo era uma humilhação, que uma pessoa que está a caminho de fazer fortuna com a New Way não precisava de passar por aquilo só para ganhar uns míseros 50€, e que era fraca. Isto passou-se à frente de dezenas de pessoas. A questão é sempre a mesma: nós temos de convencer os convidados que estamos milionários, e se andamos a mendigar por 50€ estaremos a fazer o contrário, a estragar a imagem da New Way.
Esta rapariga é muito frontal não fosse ela empresária e proprietária, e então tinha sempre muitas questões para colocar à New Way, mas tais questões melindravam os novos recrutas, está a ver? Então mandavam-na calar e isolavam-na para que não se aproximasse dos novos. Tudo porque a imagem da NW é muito frágil, de vidro até. É uma questão de tempo até que se parta aquilo tudo. Só que a lavagem cerebral é tanta que as pessoas saem do esquema com vergonha e só querem esquecer a experiência.
PM - Das ofertas em descontos que a New Way oferecia na altura, chegou a usar alguma que lhe tivesse proporcionado óbvias vantagens?
JP – Nada!!! Tentei todas, contactei, quis marcar as coisas, queria usufruir de algumas vantagens e o serviço era muito mau - nada era em condições .
PM - Como descreve/avalia a oferta da Parsitur? Alguma vez utilizou algum dos descontos nas empresas de enriquecimento pessoal/motivação (I Have the Power, ASG, Portal do Ser)?
JP – Não há nenhuma vantagem na Parsitur- levam os mesmos preços. Não há qualquer desconto, e se entrar na página da Parsitur, aquilo que oferecem aos Sócios da New Way oferecem a qualquer pessoa que se inscreva na dita página. Em 2006 essas ofertas (I Have the Power, ASG, Portal do Ser) não existiam.
PM - Na altura em que assinou os contratos com a New Way, sabia que havia um consumo mínimo diário que o desconto da Parsitur obriga a gastar nos hotéis, nas sete noites que são supostamente gratuitas?
JP – Claro que não. Só descobri mais tarde, quando me inscrevi para a tal semana de féria. E os hotéis à escolha são do mais mediano que há.
PM - Esteve lá durante quase um ano. Porque ficou tanto tempo? E o que a levou a chegar à conclusão de que a oferta não valia o preço que tinha pago por ela?
JP – Porque, como já referi, quem perde €€€ e tempo preciosos, tenta até ao fim ganhar algo, recuperar algum, mas acabava por ser pesado, insuportável, andar a perder tempo e pagar 20€ por pessoa que levava, mesmo que não jantassem. Fartei-me. E também já não tinha coragem de levar mais ninguém. Os meus amigos e colegas de trabalho são quadros médios/superiores e cheguei a um ponto em tinha vergonha do aspecto da gente de New Way. Impressionavam pela negativa. Pode-lhe parecer estranho, mas se tivesse levado certos amigos eles diriam logo na entrada: que é isto? chulos? prostitutas??? Eu é que eu fui mesmo burra!!!! A burla está na cara deles. Parece a Máfia, mas não a italiana, antes aquela descrita em filmes americanos, onde os mafiosos nascem de bairros degradados como o Bronx!!!!
PM - Alguma vez reparou se nas sessões de treino da New Way o assunto "Esquema em Pirâmide" foi discutido? Alguma vez confrontou os responsáveis da empresa com esse assunto?
JP – Nunca foi mencionado. Mesmo na apresentação inicial, os convidados levantavam-se e iam embora. Eles têm essa sorte: quem não gosta levanta-se e vai-se embora sem tentar tirar satisfações. Nunca assisti a nenhum confronto apesar de saber que já houve confrontos. Não sei pormenores.
PM – Uma última questão: alguma vez a New Way lhe sugeriu que podia vender a associação ao Elite Clube por sua própria iniciativa, junto dos seus conhecidos? Por outras palavras, a Joana podia chegar a casa de uma amiga e vender-lhe uma quota de associado na New Way - e passar-lhe uma factura (sua) no local, pela venda?
JP – Não. Tudo passava apenas por aliciar outros a irem à reuniões. Nunca me propuseram nada do género e duvido que agora o façam, pois são manipuladores profissionais. Mesmo nas entrevistas finais mandam-nos sair para ficarem sozinhos com o nosso convidado, nunca deixariam ninguém fazer o papel de lavagem cerebral deles, até porque só mesmo eles para terem aquele papelão. Como eu disse: são manipuladores profissionais.
O próprio Vitor Sousa só comunica com aquele olhar de desprezo, quase não abre a boca. Penso que não deve ter inteligência suficiente nem carisma para poder angariar pessoas.
FIM
54 comentários:
Tudo o que está nesta entrevista é real! Até acho que está muito suave! Só não abro aqui mais a boca porque se os chamar de Aldrabões etc estou sujeito a que o Pedro corte! A descrição do Vitor Sousa (o que manda na New WaY) ate o favorece. É muito arrogante mesmo e não sabe dizer nada que se aproveite!Obrigado
Viva,
Digamos que eu "moderei" a entrevista propositadamente, já a pensar na questão das ofensas pessoas...
Cumprimentos.
Srº Constantino Caldas - o senhor não tem mesmo mais nada que fazer ?
- O trauma da mulher e os filhos o abandonar ainda não passou ?
- Existem tantas pessoas desempregadas a passar fome , porque não utiliza o seu tempo a favor de uma causa útil e nobre para a sociedade ?
- Sente-se um herói para estes meia dúzia de imbecis ?
Sabe que vozes de burro não chegam ao céu ?
- Continue na sua luta ingloria a favor de uma causa perdida !
És um pobre coitado doente da cabeça
vai-te tratar , estás a precisar de ajuda psiquiátrica
Caros últimos três anónimos,
Agradecia duas coisa daqui em diante:
1 - Parem de mandar nomes ao calhas para ver se pega.
2 - Parem de fumar coentros, pelo menos antes de colocarem mensagens neste espaço.
Obrigado.
"Em 1906, ao estudar os padrões de rendimento em Inglaterra, o economista Vilfredo Pareto constatou que a maior parte da riqueza estava nas mãos de poucas pessoas: 20% das pessoas detinha 80% da riqueza. Mais tarde, em 1940, Joseph Juran, o pioneiro da Qualidade, observou que 20% de qualquer coisa era sempre responsável por 80% dos resultados. Os defensores do Princípio de Pareto, ou Regra 80/20, defendem que este se pode aplicar a tudo apesar de também recomendarem alguma prudência. Por exemplo, o Princípio é utilizado em gestão para relembrar aos gestores que 20% do que fazem contribui para 80% da sua produtividade."
- Na New Way não é diferente.
- Quantas entrevistas quer, a dizer exactamente o contrario?
Caro anónimo,
Quantas entrevistas quero a dizer exactamente o contrário do quê, ao certo?
Peço desculpa, mas não entendi a pergunta.
Outra coisa que não entendi é a relevância do trecho que citou. O que pretende demonstrar com ele?
Cumprimentos.
Aiiii k estes anónimos partiram-me toda! Ahahahaha Os comentários são mesmo típicos deles, os da New Way! Tanta ignorância! Por Favor Pedro, não retire este comentário pk no fundo só estou a constantar o k eles mostram nestes comentários! Uma comédia estes tristes! Obrigada Pedro!
Joana Pereira – Entrei durante o segundo semestre de 2006. Fiquei cerca de um ano (não renovei o contrato). Tentei convencer pessoas a aderirem durante os primeiros seis meses - depois disso já não conseguia ter coragem para o fazer. Falei com cerca de dez pessoas ao todo, no sentido de as levar às reuniões e convencê-las a aderir, mas nem sempre consegui que fossem realmente aos eventos. Quando dizia que era para ir ao Hotel Melia de Gaia, a coisa soava a máquinas para vender ou a Herbalife e as pessoas desconfiavam e perdiam a vontade de lá ir. Afinal de contas, ainda era muito pior do que isso! Das pessoas que contactei, acabaram por se inscrever duas, que por sua vez também recrutaram outras pessoas. Hoje nem sequer nos falamos.
R - Que falta de jeito...
JP – "A New Way dava assim a "formação". Nós deveríamos atrair as pessoas sem explicar nada, sem revelar nada. A mim disseram que era para ir a um clube. Eu, às minhas amigas, disse que era para assistir a formação…"
R - E se lhe disse-se para se atirar a um rio , o que faria ??
JP –" Eu era comercial na altura e fui a uma empresa com quem tinha negócios contratados. O gerente começou a ser extremamente simpático, a facilitar-me as negociações, mas depois, a certa altura, pediu-me para que fosse com ele e com a mulher a uma clube... e eu não tive como dizer "não"..."
R - E se o convite fosse para um menage a trois , tambem dizia que sim ?
JP –" Sim. Correcto. Os hotéis não são de luxo, eles usam o Melia de Gaia, o Melia Tryp de Aveiro e agora mais recentemente o Estádio do Dragão. São as salas utilizadas pelas empresas para conferências que eles alugam para recrutamentos."
R - Deve viver numa mansão , os hotéis são quatro estrelas superior.
JP –" Bem, para começar perderam muito dinheiro!!! Não será isso motivo suficiente? E também acho que houve uma crescente desconfiança em relação a mim."
R- Mentira .Como é possível ??? JP-"Nunca ganhei 1 tostão!"
Se por acaso nós nos virmos, há um tratamento cordial formal de mais, quase encenado, mas uma delas nunca mais se aproximou nem fez nada para eu a ver. A desconfiança é a de que eu terei ganho dinheiro às custas deles, o que é mentira.
Nunca ganhei 1 tostão!
R - Mentira , se eles pagaram , ganhou !!!
A New Way só paga alguma coisa quando a pessoa que foi recrutada terminar de pagar metade do valor da inscrição. No meu caso elas ou cancelaram os cheques passados poucas semanas depois ou os cheques não tiveram cobertura."
JP – "Estão presentes algumas pessoas, mas as salas são pequenas para parecer que estão muito cheias. Eles dizem que se tem de se ir bem vestido mas rara é a pessoa que realmente vai. Fazem a recolha dos dados pessoais no final da sessão. Quando entrei havia quem se recusasse a preencher as folhas, mas a partir de dada altura se o convidado se recusasse a fazê-lo o angariador não recebia o prémio por lá ter levado a pessoa (e que é de 50€ por um solteiro e de 100€ por casal).
Quase nunca compensa.
As contas são assim: o jantar quem paga é o sócio, que à partida tem a mulher ou marido consigo, e leva mais um casal e tem de pagar 20€ por pessoa (acho que continua a ser 20€ hoje em dia). Portanto, gasta 80€ para ganhar 100€ ou 50€, quando já pagou quase 3000€ (desde 2007 que a jóia aumentou). Não compensa mesmo. Nem os eventuais 20€ de diferença poderão trazer qualquer riqueza a ninguém.
Quanto ao jantar, é bastante pobre. Sempre foi. Era uma das grandes reclamações que todos tinham. Aposto que aquilo ficava nem por 10€ por pessoa para a New Way. Até nisso tentavam ganhar dinheiro com os sócios. O contrato é assinado no fim da apresentação, antes do jantar. Tudo é feito com muita pressão psicológica, sem dúvida, e com grandes promessas. Têm respostas preparadas para qualquer argumento colocado, por exemplo: "mas porque é que eu hei-de trazer pessoas cá se elas não assinam?" e eles dizem: "mas já esta a ganhar 100€ por terem trazido cá o casal amigo"… Mesmo depois de lá estarmos, a pressão continua. Às sextas-feiras, o gestor já está a ligar várias vezes, com insistência, para saber se já arranjámos quem levar no Sábado e no Domingo."
R - Não há tostão para salas maiores , é a crise.
- queria comer de burla !?
- a "pressão" era para ganhar tostão.
JP – "Exacto!!! É a pressão típica deste tipo de esquemas, é igual em todo o lado, muita pressão porque amanhã já é mais caro, e se não se aceita é porque se é um falhado, só quem arrisca é que vence etc etc. O Vitor Sousa (o manda-chuva) e alguns gestores chegam a ser mal-educados.
R - Não tem tempo a perder ... Eficiência.
JP – Sim. 50€ por cada solteiro, 100€ por casal. Um "casal" tanto pode ser marido e mulher, irmão e irmã, como dois namorados. Pelos 2 primeiros que se mete recebe-se 250€ por cada, a partir do 3º recrutado recebe-se 500€ por cada. Só há prémio quando o sócio novo paga tudo, ou melhor metade, se agora são 3000€, ele tem de dar 1500€ no próprio dia e cheques pré-datados para os restantes 1500€. Neste caso, recebe-se logo o prémio assim que forem levantados os 1500€
R - Lá se foi a pirâmide !
- Não entra tostão e sai tostão ! ESPECTÁCULO!!!
JP – Mais ou menos. Existe um mecanismo, mas não dá para acompanhar nada. É suposto ter-se uma password para entrar na sua pirâmide, mas são eles é que preenchem os dados - logo omitem o que quiserem quando quiserem.
R - Pois é tem razão , é preciso perceber de informática.
JP – É o culminar da lavagem cerebral…
R - É feita com agua , cerveja , uísque ou álcool ?
JP – É "oferecido" a todos, porque quem paga somos nós, assim que lá chegamos, ainda antes de começar a apresentação. Aquilo é um buffet bastante pobre, e há muita gente que não fica para jantar.
R - É da aldeia ,são hotéis de 4 estrelas ...
- cada qual é livre de comer onde quiser...
JP – Sobre finanças pessoais, não, pois eles não querem saber se a pessoa tem ou não dinheiro. Se disser que não tem eles simplesmente apresentam-lhe a documentação para pedir um empréstimo ao banco. Eles trabalham com um mediador de crédito de Paredes. O que eles querem é que quem seja casado leve o cônjuge para a resposta ser imediata. Quem vai para casa pensar na oferta acaba por recusar!!!!!!!!!!!!! Eles querem saber qual a profissão, se as pessoas conhecem muita gente, quantas pessoas pode levar para as apresentações, etc.
R - Claro , quem não tem tostão não tem vicio.
- quem não tem condições para ganhar fica fora...
JP – Em 2006, o contrato mencionava 1.250€ de entrada e o restante a pagar em 4 vezes ou 5, não me lembro. E era só um contrato, no qual também mencionava que ainda por cima tinha uma anuidade de 400€ mais IVA.
R - O que interessa o que era em 2006 ? já era ...
agora vou dormir ...
Estes anóninos são cá uns cromos! Tá mais que visto o que a New Way é! E vai pagar por isso! O chefe que aprenda a falar! Pelo que me dizem, é burro e arrogante!
Sugestão para a POLICIA e restantes que investigam! Interroguem ex membros da New Way Elite Club! é facil chegar a eles, basta pedir os registos dos contratos e os movimentos das declarações dos que angariam gente para a Aldrabice!Ai descobrem tudo! Eu estou disponivel!
Concordo com a última intervenção! A policia que investigue os últimos New Ways, ex sócio pk há muitas desilusões, queixas e perda de dinheiros por causa da falsidade desses aproveitadores arrogantes!
Então eu devo estar riquíssimo com os 50 euros e os 100 euros só da presença dos convidados.
A Joana Pereira (anónima que não dá a cara e é fictícia) já ganhou pelo menos 500 Euros dxos 2 primeiros que meteu e não ganhou um tostão! E também 50 e 100 euros.
Este último anónimo k escreve só pode ser New Way! Ganhou o k?! Primeiro diz k Joana Pereira é fictícia e logo a seguir contradiz isso! Pior é a seguinte frase: "já ganhou pelo menos 500 Euros dxos 2 primeiros que meteu e não ganhou um tostão! E também 50 e 100 euros."
ACHA K ISSO É GANHAR quando se paga para entrar 2600 euros?! é dar-vos a ganhar, isso sim! K palhaços esses New Ways! A rapariga paga muito mais de 2000 euros e como se calhar recupera 500 já dizem k ela está a ganhar! k piada!
Olá Pedro.
Fiquei estupefato lendo esse blog, e vendo os pormenores dessa empresa, e constatei inúmeras semelhanças entre essa New Way e uma empresa chamada Omni. Semelhanças desde o tipo de operação do negócio - oferta de um produto/serviço de necessidade questionável e preço exorbitante - e a pressão toda feita para angariar novos membros. Inclusive as reuniões descritas são mto parecidas, onde gerentes de banco faziam conluio com os membros da Omni para facilitar empréstimos bancários aos novos membros.
Uma ex-participante da Omni escreveu um blog detalhando tudo, ( http://averdadesobreaomni.wordpress.com/linha-de-pensamento/ ).
É de se notar as semelhanças em quase tudo com a New Way, e serve de boa referência para que novas pessoas evitem perder seu precioso dinheiro atrás desse tipo de ilusão.
Viva Gap,
Há algumas semelhanças entre a New Way e algumas fraudes que se autoapelidam de "Marketing de Rede" ou "Multinível", mas é só no modo como aliciam as pessoas a entrar. O negócio, em si, tem pouco a ver - não há nenhum tipo de "Venda Directa" na New Way.
No negócio propriamente dito, quem entrou para a Omni (ou para qualquer outro negócio MLM ou semelhante) pode, teoricamente, recuperar o investimento através da venda de produtos/serviços a terceiros (que, como bem sabemos, é a vertente que dá menos hipóteses de lucro, pelo menos face ao recrutamento). No caso da New Way, quem entra nem sequer tem essa hipótese. Os membros da New Way não podem, por sua livre iniciativa, vender nada a ninguém. A única coisa que fazem mesmo, se quiserem recuperar a quantia exorbitante que pagaram para entrar, é convencer outras pessoas a assistir a reuniões. Mantendo-as sempre na ignorância até ao dia da reunião (leia-se: lavagem cerebral). Chama-se a isto enganar o próximo para não sermos nós o enganado.
Cumprimentos.
GRANDE CORNO !!!!!!!!!!!!!!!!!!
NINGUÉM TE SUPORTA , CORNO !!!
NEM A AMANTE TE QUER PARA NADA , SÓ QUER O TEU DINHEIRO !!!!! CORNO !!!!!
Viva Anónino,
A minha amante será então como a New Way: só quer o meu dinheiro.
Em todo o caso, da minha amante eu sempre consigo tirar alguma satisfação...
Cumprimentos.
Caros senhores da New Way,
Em dois dias seguidos, já é o quarto comentário de conteúdo ofensivo que decido rejeitar. Ofensivo no sentido de mal-educado. Ainda deixei passar aqueles dois anteriores, não sei bem por que razão.
Os insultos de vossa parte acabam aqui. Comentários deste calibre, daqui para a frente, apenas ficarão disponíveis para mim, na minha caixa de correio, pois serão imediatamente rejeitados.
É interessante verificar que a vossa conduta não se altera. Parece que o passar do tempo não traz sabedoria às vossas atitudes.
Cumprimentos.
Hahahaha...
Às vezes fazem-me rir, a sério que sim.
Não é a chamar-me "BOI" que conseguem algumas coisa.
Cumprimentos.
Viva Pedro ,
Tenho acompanhado nos vários sitios os comentários a esta dita empresa. Evidentemente que muitos deles pecam pelo exagero de linguagem de ambos os lados, com vantagem clara da NW,evidentemente.
Admiro o seu excelente trabalho e coragem, sim porque é disso que se trata. O baixo nivel e argumentos da new way são o espelho do que realmente são , isto é mal formados que apenas veem €€. Espero e faço votos para que o Pedro com estes permanentes insultos não desista, mas antes pelo contrario ganhe energias redobradas para ajudar a pôr um ponto final nestes espertos que vivem do aparato e que a unica coisa que sabem fazer é viver á custa dos outros. Acredito que a sua luta vai muito para além do desmascarar aqui esta empresa. Gostaria que o estivesse a fazer tambem de outras formas e em outros locais, reconheço-lhe qualidades para ir mais além. Muita gente espera isso de si pela sua postura,conhecimento e preparação. Contamos consigo, força amigo.
VAI MORRER LONGE ! BOI !
Eles continuam a atacar... e estão a chegar em peso a Coimbra!! Cuidado.
P\kem acha q ñ é uma pirâmede, c\fundo de bolha que irá rebentar, façam as contas:
Eles dizem que existem há 4 anos;
e que actualmente já passam os 7000 membros;
e que foram 5 pessoas que iniciaram a empresa.
Então, em média, cada uma dessas 5 pessoas gerou indirecta\ uma rede de 1400 membros em 4 anos. (7000:5= 1400)
Ora, a este ritmo estas 7000 pessoas gerarão indirecta\, daki a 4 anos, 9 milhões e 800 mil membros! :)) (7000x1400) Dos cerca de 10 milhões e 600 mil de residentes em Portugal, 2 milhões são pobres...
Claro q eu falei neste problema na "entrevista" q eles promovem dp da propaganda, rsponderam-me q se podem expandir p\ outros países... q lata, têm argumentos toscos p\ td!!
Aui segue o k apanhei nesta pagina k vou colocar mais a baixo! Se calhar, cmo é normal, a NewWay vai la colocar palha! AQUI VAI!
Vejam o k apanhei no http://www.livroamarelo.net/resultados.asp?Numero=Lan43041
""Eu procurei este assunto porque este fim de semana fui convidado por amigos para uma sessão destas, passo a explicar:
Um casal amigo convidou-me para me deslocar com eles a um sitio incerto sem me dizerem qual o assunto, e que no final iriamos jantar e passar um tempo juntos, etc, e que deveria ir de fato e gravata. Como esse amigo tem uma loja comercial eu cheguei a pensar que se trataria de alguma apresentação de produtos que ele comercializa.
Quando começa a apresentação (devo explicar que gosto de 2 areas distintas, psicologia e matemática, além de ser extremamente desconfiado) começo a ver toda a gente a bater palmas, uma festa total em que eu ouvi falar do tal New Way Elite Club e suas valências, chegando ao intervalo eu pensei, afinal o que é que eles oferecem? isto parece a IURD (eu tenho acesso ao canal dessa igreja via cabo) mas por consideração ás pessoas que me convidaram continuei impavido e sereno. Na segunda parte vejo a apresentação do "negocio" e começo a fazer as minhas contas, ora bem se existem 500 socios e se cada um angariar 5 novos socios em 6 niveis estarão envolvidas cerca de 8000000 de pessoas, ou seja isto já deu o que tinha a dar, no maximo em mais 2 niveis isto rebenta. Durante a apresentação o show off continua com as palmas os comentarios os cumprimentos etc, e eu pasmo a ver que os meus anfitriões também estão na onda, no final fomos jantar (self service sem grandes opções e muito pouca qualidade). Entretanto a minha esposa já me tinha perguntado o que eu achava, ao que eu respondi que não interessava minimamente e que a desculpa que iria dar era que não tinha dinheiro disponivel e que teria de pensar no assunto (apesar de já ter decidido á muito tempo). Finalmente começa a famosa entrevista onde eu disse que não tinha percebido o que estavam eles a vender, ao que o gestor executivo (nome pomposo, mas também um varredor de rua é tecnico de higiene urbana, isto sem qualquer desmérito pela função de limpeza) me tentou enrolar novamente durante uma eternidade após o que eu disse que teria de pensar bem no assusto e que esta era a minha ultima palavra.
Na realidade apeteceu-me manda-los todos para o *#%%&%#$ mas como tinha ido á boleia e com amigos que me apercebi acreditavam mesmo na burla onde caíram, fui eticamente correcto e no dia seguinte informeios que não iria entrar, isto após muitas risadas com a minha esposa e cunhados enquanto eu contava tudo o que se tinha passado.
Desculpem o testamento.
Carlos Pereira""
Cá para mim se o nome for veridico a New Way vai andar à caça!
Na pagina www.livroamarelo.net em pesquisar reclamações coloquem o nome New Way e vejam as k aparece! Eheheh
OBRIGADO PEDRO MENARD PELO BLOG
Caro Pedro!
Antes de mais gostaria de agradecer a oportunidade e disponibilidade que me/nos é dada.
Recentemente em conversa com um amigo, este convidou-me para o acompanhar juntamente com meu marido a um evento, onde posteriormente nos oferecia um jantar, perguntou-me então se eu queria ganhar dinheiro, ao que eu perguntei, como? Não estou interessada em entrar em jogos de dinheiro, tipo pirâmide ou bolha, nem tão pouco ria vender produtos ou serviços de porta em porta, jamais me iria submeter a isso, pois o meu tempo é muito limitado, ao que ele me respondeu”mas tu queres vender produtos ou ganhar dinheiro?” logicamente que lhe respondi que queria ganhar dinheiro, honestamente.
Ele disse também que entrara recentemente nisto e que já estava a ganhar dinheiro, como é obvio fiquei curiosa e quis saber mais, mas ele disse que mais não diria, se eu quisesse saber mais teria que o acompanhar a esse tal evento, confesso que fiquei muito receptiva, afinal quem não quer ganhar dinheiro?
Falei então com meu marido que rapidamente se negou a acompanhar fosse quem fosse a esses tipos de encontros, pois ninguém da nada a ninguém e a que propósito nos iriam dar dinheiro?” Quando a esmola é grande, o santo desconfia”.
Mas apesar de tudo eu ainda estava convencida , seria uma boa oportunidade para ganhar algum, e porque não arriscar ir a esse evento? Se não me agradasse eu nem ganhava nem perdia. Perguntei então ao meu amigo qual o tipo de empresa, o nome pelo menos e a muito custo disse que se chamava new way mas que era tudo legal
Por vezes sou burra, inocente e acredito no que me dizem, mas outras, e então no que diz respeito ao meu dinheiro… a vida esta difícil, não se pode brincar com o dinheiro.
Felizmente tenho internet , e decidi pesquisar, encontrei então o site da new way, achei ate bastante interessante e aliciante, e ate tem umas musicas todas catitas, mas confesso que não entendi nada, afinal onde diz que eu posso ganhar dinheiro? Simplesmente não dizia, e continuei a pesquisar na esperança de uma resposta, e não é que encontrei? Verdade! Finalmente encontrei a resposta! Entre outras, encontrei uma pagina que dizia “new way elite club fraude”e , Pedro, se me permite, ganhei dinheiro, muito dinheiro, mais do que algum dia poderei ganhar, e foi graças a si e a todos os comentadores deste blog, quero agradecer-lhes do fundo do coração terem-me ajudado a não dar um tostão a esses burlões, ajudado não só a não ter perdido o meu dinheiro, como também não perdi amigos, tempo ,saúde e acima de tudo não perdi dignidade nem honestidade, e isso não há dinheiro nenhum no mundo que o possa pagar.
Quanto ao meu amigo, julgo ainda não saber no que esta envolvido
Quanto a esses “tristes” cá se fazem, cá se pagam.
Pedro, continue… não deixe que inocentes caiam nesta rede submissa, neste antro diabólico
BEM HAJA
Olá amigo,
Infelizmente os meus pais foram enganados e já entraram no esquema... só me falaram no fim-de-semana, e eu desconhecia a existência da New Way/ Elite Club.
Coitados... falaram-me da coisa como se fosse espectacular, e eu tive que lhes explicar que é uma fraude, que dificilmente irão reaver o dinheiro investido, que só serve para destruir amizades, que me deviam ter dado o dinheiro a mim, etc... mas pronto, o mal já está feito e não há devoluções. o que me chateia mesmo é que eles foram aliciados por um amigo de longa data... quando os meus pais baterem com a cabeça na parede (e virem que não irão ganhar o dinheiro investido), vão passar a odiar essa pessoa... e no fundo no fundo é isso que me preocupa.
Ando eu a contar todos os tostõezinhos e dar 1001 voltas para poupar 5 euros em DVDs (por exemplo), e "nas minhas costas" os meus pais desperdiçam milhares de euros numa pastinha toda catita com logótipos da TMN, PT, ACP, etc que eu posso mandar fazer numa gráfica por meia dúzia de tostões.
Da revolta inicial, pouco tempo depois passou a um pensamento "bem-feito!", que é para aprenderem... tantos anos a chatearem-me por causa das minhas decisões em relação a dinheiro (às vezes por quantias como 20 euros) e vão se meter num esquema de pirâmide disfarçado.
Desculpe-me o desabafo, e por motivos óbvios escolhi comentar como "Anónimo".
Obrigado.
Caro Pedro, boa tarde e aceite os meus melhores cumprimentos.
Dou-lhe os meus parabéns pela coragem e pela forma como sempre abordou este assunto. Conheço e acompanho o tema, receando contudo que esta empresa que usa de esquemas para fugir á essencia do seu negócio continue sem que a justica lhe ponha cobro á actividade. Este meu comentario fica ao seu criterio de o publicar ou não. Gostaria contudo de obter da sua pessoa um comentário objectivo, perguntando-lhe se mantem vivo o seu interesse em desmascarar esta trama ou se pura e simplesmente desistiu o que a meu vêr seria uma pena, pois esta gente sem escrúpulos fez mal a muita gente e merece castigo.
Sei que o Pedro é muito mais de actuar do que aparecer em diálogos onde este assunto é discutido e na maioria das vezes não da melhor maneira.
Diga-me se algo continua a ser feito por si no sentido de pôr cobro a esta actividade e a este logro. Cumprimentos
Caro Nuno,
Considero que segui o assunto até onde me era permitido seguir. A denúncia sobre as actividades menos claras e menos óbvias da New Way está feita. De pouco me adiantaria continuar a escrever artigos porque não há muito mais a dizer. Está tudo bem claro e específico. Daqui para a frente seria apenas recalcar assuntos já tratados ou entrar no terreno da pura especulação - coisa que pretendo evitar ao máximo.
Quem ler estes textos e continuar interessado em entrar para a na New Way ou é parvo ou é crápula. Não há mais hipóteses.
Obrigado pela mensagem e pela sua preocupação.
Cumprimentos.
Caro Pedro ,
Muito Obrigado pelo seu comentario.
Percebo o seu ponto de vista e concordo com ele, apenas pessoas crápulas,logo conhecedoras deste lôdo aderem ou então pessoas muito distraidas. A estes ultimos recomenda-se muita atenção , aos outros mudança de atitude e vergonha. Pedro a sua revolta passou apenas pelos seus artigos aqui postados, ou eles foram mais além em termos de denuncia a alguma autoridade ? acha que isso resultará ou resultaria em alguma auditoria a esta empresa ? se sim quais os motivos para a inacção da justiça ?? lentidão da mesma ? ou artimanhas da empresa que tornam válida a actividade, tornando-se assim de dificil prova ?
Pedro como lhe disse este assunto apenas me diz respeito como curioso, contudo é de lamentar que não se contrariem estes vicios sociais que proliferam aos nossos olhos.
Muito obrigado pela sua paciência e coragem.
Nuno,
Cheguei a enviei uma denúncia para a DECO. Das conversações que tive posteriormente com eles, deu-me ideia que já tinham outras queixas sobre a empresa pendentes, mas não pretendiam, na altura, avançar com nenhuma acção concreta.
A razão para tamanha inépcia por parte das autoridades prende-se com a falta de meios. A ASAE não tem mãos a medir com casos relacionados com a segurança alimentar e pouco ou nada fez no que toca a esquemas em pirâmide. Creio que o assunto passa por insignificante no meio de tudo o resto.
Por outro lado, também não deixa de ser verdade que empresas deste género tudo fazem para evitar serem consideradas ilegais. A New Way mascara o negócio de tal maneira que provar que é um esquema em pirâmide estaria perto do impossível em termos de interpretação da lei. E o mesmo se passa quanto à tácticas terroristas para angariação de novos membros - é difícil apontar ilegalidades concretas, mas é bastante fácil apanhar intrujices e espertezas saloias.
Cumprimentos.
Viva Pedro Menard,
Como sempre objectivo e lúcido nos seus comentários, agradeço a sua resposta e qualidade da mesma. Noto contudo algum desânimo da sua parte, o que é compreensivel. Tanto quanto me foi dado a conhecer a DECO estaria a recolher alguns casos e relatos para posterior apresentação em termos de exposição ao Ministério Público,alguem de dentro da instituição estaria a preparar esse trabalho, sabe algo sobre isto ?? Concordo consigo quando diz que empresas do tipo NewWay mascaram a sua real actividade e que todos bem sabemos qual é. O caminho é lento e pode dar a entender que as autoridades não estão a dar a atenção merecida. Mas olhe Pedro, deixe-me confessar-lhe uma coisa eu quero acreditar que algo vai ser feito,e acima de tudo quero continuar a acreditar que o crime não compensa . Peço-lhe , não desista e não desactive este seu blogue que está construido de forma irrepreensivel e incomoda para aos intrujões e sem caracter. Receba os meus cumprimentos e admiração.
Nuno
Viva,
Bem, estou incrédula com tudo que li aqui... Mediante isto acho importante também deixar o meu testemunho.
Um colega de trabalho do meu marido, falou-lhe em ganhar muito dinheiro mas sem revelar mais nenhum pormenor. Quando me falou, recusei em ir pois já desconfiava que não era nada credível e além disso "ninguém dá nada a ninguém". O meu marido lá insistiu em pelo menos irmos ver, e pronto para não ser do contra lá aceitei contrariada obviamente. Primeiro não gostei da insistência do colega dele em querer que fossemos no carro dele e em irmos de fato e de vestido. Claro que não o fizemos, fomos no nosso carro e fomos vestidos normais (calça de ganga). Bem, quando chegamos ao Hotel vi logo o esquema. Fomos apresentados ao gestor. A palestra demorou à volta de 6horas e entramos em estado de choque quando foi revelada a parte de termos de pagar 1.250€ + iva para entrarmos. Ficamos sem reacção e quisemos logo vir embora mal aquilo terminou. Fomos praticamente obrigados a ir jantar e quando por fim queriamos ir embora parece que se tinha formado uma teia à nossa volta. Não nós queriam deixar ir embora. Sentia-me sufocada naquele mundo e estava a ver que não conseguia me libertar daquilo. O meu marido já estava descontrolado pela pressão e mesmo assim só nos deixaram sair quando demos uma palavra aos acessores dos gestores a dizer que não estavamos interessados. Quando me apanhei na rua dei um grito de alivio e revolta por ter perdido um domingo de descanso para estar presa durante horas naquela sala a assistir àquilo. Sem falar em palavras que ouvi que podia estar aqui o dia todo a escrever.
Por fim, Pedro, digo que tanto eu como o meu marido somos felizes no nosso emprego e que não precisamos de nada daquilo.
Obrigado!!
Leonor M.
Caro Pedro Menard:
Posso colocar a entrevista no meu Blog ANTI VIGARICES?
Obrigado
C.S.=AMG
Claro que pode, C.S.
Nem precisava de pedir.
Cumprimentos.
Pedro, ainda bem que existem pessoas como tu.Infelizmente para mim já muito tarde.No dia da entrevista a gestora disse que não precisava de pagar logo podia o fazer em cheques pré datados e pagar consoante ia ganhando.a verdade é que assisti á formação na segunda, na quarta. na sexta feira não sei o que se passou comigo mesma mas acabei por pagar com o multibanco os 3380 euros que aqueles impostores ma haviam pedido.Agora passdos três meses já descobri que fiz asneira da grossa, tudo o que eu quero é deixar aquela porcaria e recuperar a minha familia e amigos enquanto é tempo. A NEW WAY TIRA-NOS TUDO NÂO È SÒ O DINHEIRO.
Caro Pedro: vou transcrever um testemunho real e recente q se encontra no meu Blog: " jl disse...
Boa tarde, venho dar conhecimento que eu tive a oportunidade de conhecer esta magnífica empresa que gosta de fazer lavagens cerebrais para quem ou esta muito aflito ou de alguma forma sonha com uma vida diferente, que pensam que è a partir deste empresa que não vão ter mais que trabalhar, não vão ter que acordar todos os dias as seis da manha trabalhar 12,13,14 horas para ganhar uns míseros 500€….isto são as palavras que são usadas na apresentação desta mesma empresa em que tu és convidado por um suposto amigo que te diz para deixar teu carro que vamos a uma apresentação de uma empresa de “prestigio”.
Como considerávamos nosso amigo nunca esperaríamos que algum dia nos quisesse prejudicar, mas o desespero é tão grande que eu até entendo sua atitude, embora amigo que é amigo de verdade não faz isto.
Então começa a lavagem ao cérebro, aplausos cantiga de praxe, muitas festas de glamor, assistência médica, publicidade para tua empresa feiras, para expores tua empresa enfim tudo para tentar tapar os olhos.
Primeiro falam do dinheiro que tu podes conseguir (engano) falam te em 36mil euros 72mil euros valores que claro que provêm de sonhos.
Depois de vários intervalos para te acalmares vem a parte do fim onde te informam que tudo tem um preço que ninguém da nada a ninguém o valor a pagar são no total três mil novecentos e cinquenta euros para poderes te integrar neste esquema de fachada claro que depois de te falarem em ganhos de 72mil euros para quem quer acreditar realmente uns míseros três mil novecentos e cinquenta euros não são nada.
Eu e meu marido não fomos no esquema, alias só fiquei ate ao fim desta apresentação pk mesmo assim meu marido não queria deixar ficar mal seu digno amigo pois fomos seus convidados pk por mim teríamos saído mal começou e garantidamente teria falado a frente de toda aquela gente tudo o que estavam a precisar de acreditar de acordar daquele sonho, mas respeitei meu marido e fiquei, a reunião acaba e nem dei hipótese de viram falar mais comigo nem tão pouco de me dirigirem a palavra, viemos embora e já no carro do nosso fiel amigo dei lhe com toda a minha raiva disse lhe o que não queria ouvir………….
Com isto tudo perdesse um amigo pois a relação de amizade morreu no momento que nos convida para este tipo de coisas…
Não queria deixar de salientar que as pessoas que lá estavam a rir, eu conseguia ver nelas o desespero para conseguir novos membros para pelo menos poderes recuperar o dinheiro que investem…que nunca o recupera na totalidade…….
Foi neste domingo passado que estive no hotel (27/09/2009) lamento perder uma amizade nestas circunstâncias, não engano ninguém mas não admito que me tentem enganar……
Boa sorte para todos….
Buckner.
29 de Setembro de 2009 17:37"
Pode ser lido aqui:
http://anti-vigarices.blogspot.com/2007/11/new-way-elite-club-mt-cuidado-com-este.html
Bom trabalho Caro Pedro.
O meu nome é SÉRGIO.
Há muita gente aqui com mentalidade de empregado, que gosta de trabalhar da 9 às 17H para a merda do governo.
Não têm sonhos.
Essa ex-sócia, não tem perfil de empresária, mas sim de escrava.
Já agora vão censurar o meu comentário como já aconteceu aqui?
Foi o Pedro Menard que censurou, por eu dizer que ele não tinha razão.
Toda a entrevista é uma mentira.
aliás a Joana Pereira não sabe o que é uma bolha (não se paga IRS na bolha), ao contrário da NEW WAY.
E foi a NEW WAY que trouxe o bob proctor ao pavilhão atlântico.
Bom dia a todos que tem denunciado esta mentira de nome nw way. Cumprimento o Pedro Menard e C.S pelo combate que tem feito a esta gente não recomendada, pena de não os ver agora tão interventivos. Compreendo pois as pressões e ameaças devem ser muitas.
Sobre o ultimo post aqui colocado ele é lucido,inteligente e objectivo e revela exactamente que os processos continuam a ser os mesmos.
Bem hajam pela luta que tem levado por diante contra estes processos pouco claros para não os adjectivar de outra forma
obrigado pelo vosso testemunho....porque assim nao entrei...fui ver uma workshop e percebi que era uma lavagem muito grande aos sentimentos e emocoes das pessoas! alias...na mealhada e nos otros sitios das reunioes nao passam de um bando de manipoladores e entalarem pessoas que por vezes sabe deus cm ja vivem! so tnh pena e que amigos meus tenham entrado e ja se comecam a arrepender.....eles,new way sao os abutres da sociadade!!!!!!ja chega de fraude!!!! de herois ta o mundo cheio por isso e que a nossa sociadade ta cm ta.... e agora eram estes abutres que iriam mudar e dar dinheiro...sao mt generosos!!!sim porque encher os bolsos com 3600 euros para ser membro...assim tambem ganhava mt as custas dos otros!!!! isto"new way" e uma grande fraude. obrigado pedro, cumprimentos
Cristo Pai...!!!
Há já algum tempo que acompanho 'fenómenos' deste tipo!!!
Infelizmente, estas vigarices fazem usufruto de um conjunto de características humanas que funcionam há já muitos séculos:
1- Necessidade e/ou ganância do Ser Humano;
2- Dificuldade de visualização imediata de uma progressão geométrica.
New Way, bolhas, pirâmides, etc, não são novidade.
Pena é que continuem a proliferar a seu belo prazer, sem que alguém de direito intervenha condigna e eficazmente.
Os comentários mentecaptos e cobardes dos Anónimos mal-educados neste Blog caracterizam perfeitamente o tipo de gente... perdão, gente não... animais... perdão novamente... animais não, pois até estes têm dignidade... chamemos-lhe tão somente... coisas!!!
Desculpem o meu radicalismo neste momento, mas existe uma solução à vista... Ir a estes famigerados encontros e MATAR os anormais que se fazem passar por gente (não me refiro naturalmente aos 'pobres' dos vigarisados)!!
E talvez já tenha estado mais longe...
Senhores 'Coisos' da New Way... Concentrem-se no vosso suposto GUIMA, pois se acreditam nisso, é a única coisa de positivo que levarão desta vida!!!!!!!!
Até sempre.
ola pedro.
fico surpreendida ao constatar que que defende a newway é anónimo. interessante, normalmente quem nao tem nada a esconder dá a cara.alem disso tenho muita pena nao ter conhecido o teu blog em novembro , assim garantidamente nao teria tido contacto com essa dita empresa de sonhos, e de milionarios. neste momento tenho a dizer que concordo em pleno com tudo o que foi dito contra esta empresa digo empresa porque tem nº de contribuinte que a identifique. digo-te que logo que tenha os problemas resolvidos a nivel judical com a mesma se quizeres podemos falar
pessoalmente sobre o assunto, mas gostaria de perguntar-te se tiveste algum contacto com a new way isto a titulo de curiosidade claro. outra coisa que nos chamam a atençao nas ditas apresentaçoes é que nao podemos ligar ao que esta escrito na net de negativo em relaçao a empresa, curioso é , que a lavagem cerebral la feita é tao eficaz , que acreditamos. e podes crer que nao me consideram burra. outra coisa que tenho de mencionar é que eu e o meu marido ja tinhamos uma empresa mas esta historia da crise levou-nos a acreditar na lavagem cerebral que nos deram , e numa desta reunioes que tinhamos mensalmente com a nossa gestora reparei num promenor que lhes vai dizer muito, nos que ainda nao ganhamos nada com a new way andamos de bmw320d e a nossa gestora que ganha montes de dinheiro e que tem uma qualidade de vida a cima da media anda com um carro que nao posso precisar a marca todo velho. fica a questao onde é que se ganha dinheiro, com trabalho ou com as ditas lavagens cerebrais ?
Clube New Way: DECO alerta para vendas em pirâmide
As Delegações Regionais do Norte e de Viana do Castelo da DECO têm recebido diversas queixas de consumidores relativas às práticas comerciais da empresa NEW WAY – Eventos, Unipessoal, Lda.
Esta empresa actua em Portugal e dedica-se à comercialização de contratos de adesão ao Elite Club e contrato de Serviços de Intermediação.
O consumidor que adira a este Clube adquire alegados benefícios e serviços protocolados com empresas de vários sectores, como descontos e ofertas em telecomunicações, turismo e lazer (férias organizadas, viagens), formação, consultadoria, saúde, informática, atribuição de cartões em serviços financeiros e bancários, seguros, entre outros.
Simultaneamente, no momento em que é proposta a adesão do consumidor ao clube, é também subscrito o contrato no qual este se vincula a promover a adesão de novos sócios; na verdade, tais contratos são apresentados, pela sua composição gráfica, duração, identidade das partes e referências recíprocas, como um único contrato.
Contudo, a empresa New Way alega que se tratam de dois contratos autónomos e sem qualquer relação de causa e efeito entre si, o que efectivamente não corresponde à verdade.
De acordo com a lei, o recurso à celebração de um contrato de prestação de um serviço nestas circunstâncias, à distância, implica sempre e obrigatoriamente, a redução a escrito de todas as cláusulas, entre as quais se destaca a que contenha informação sobre o direito que assiste ao consumidor de, num prazo de 14 dias, pôr fim ao negócio sem necessidade de qualquer justificação.
Pretendendo o consumidor exercer este direito de livre resolução no sentido de se desvincular automaticamente dos contratos e ver reembolsados os valores pagos, é somente devolvido o montante pago relativo à adesão ao Clube, que configura apenas cerca de metade do valor total pago – o que, no entendimento da DECO constitui manifesta ilegalidade.
Considera ainda a DECO que, esta prática comercial vendas em pirâmide configura uma venda proibida pelo diploma das Práticas Comerciais Desleais. Os contratos celebrados sob a influência desta prática comercial desleal são anuláveis a pedido do consumidor, podendo este ser ressarcido pelos danos causados.
A NEW WAY - Eventos, Unipessoal, Lda., apesar de confrontada com estas ilegalidades dos contratos e das práticas comerciais utilizadas, optou por não reconhecer tais factos, desrespeitando, desta forma, os direitos dos consumidores.
Atendendo à gravidade da situação, as Delegações do Norte e de Viana do Castelo da DECO denunciaram a situação à ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, entidade com competência para sancionar as ilegalidades nesta matéria, e está neste momento a avaliar a adopção de outras medidas.
A DECO alerta os consumidores para este tipo de práticas comerciais:
* No caso de ter contratado com esta empresa e após a respectiva resolução do contrato, tiver dificuldades no reembolso dos valores pagos, faça chegar à DECO a sua reclamação acompanhada de cópias dos contratos celebrados de modo a que, em concreto, se avalie a situação e esclareça os direitos que lhe assistem.
* Se pretender accionar o direito de por fim ao contrato no prazo de 14 dias (inclui fins-de-semana e feriados), deverá ser objecto de formalização através de carta registada com aviso de recepção enviada à entidade reclamada.
Defenda os seus direitos!
As Direcções das Delegações Regionais do Norte e de Viana do Castelo
02.06.2010
JP
Finalmente uma publicação da DECO em relação à New Way Elite Club
http://www.deco.proteste.pt/compra-e-venda/clube-new-way-deco-alerta-para-vendas-em-piramide-s601651.htm
HOJE 18-9-10 FESTA DE ANOS DA NEW WAY EM VISEU,NUM DOS MELHORES HOTEIS DA CIDADE,ALGUEM VAI PAGAR A FACTURA.
ESTÁVAM NA FIGUEIRA DA FOZ,AGORA DESDE AGOSTO COMEÇARAM AQUI EM VISEU.ESPERO K CONTRIBUA PARA ACABAR COM ESTA SEITA.
A New Way aconselhada pela DECO alterou forma e conteúdo dos seus contratos.
Em virtude das negociações já existentes com a DECO, a New Way – Eventos Unipessoal, Lda procedeu a um conjunto de alterações contratuais, alterações essas que vêm ao encontro das exigências da DECO.
De referir que as alterações contratuais verificam-se quer ao nível da forma quer ao nível do conteúdo.
http://www.deco.proteste.pt/consumidor/new-way-novas-alteracoes-contratuais-s611381/decominisite-p189597.htm
Ontem foi uma tarde que parecia de sonho "New Way Elite Club", mas para mim foi um sonho, pois consegui dizer NÃO.
Não sei se um dia vou ser enganado, mas até agora tenho aguentado fortes lavagens ao cérebro, Viagens, Hóteis, sonhos,... e DINHEIRO.
"Mais vale Pobre e Feliz que Rico e Triste."
Espero que as pessoas coloquem aqui ou noutro lado o seu testemunho.
Obrigado pelo Blog
Sr Pedro, porque é que os meus comentários não foram aceites?
Esta entrevista abriu-me os olhos!
Uma pessoa convidou-me esta semana para ir a um evento deste género no domingo, não referiu o nome da empresa, mas explicou mais ou menos o princípio.
Para ser sincera, e como estou desempregada, fiquei curiosa, pensei que mal não me faria em ir ver do que se trataria. O meu marido, que é muito mais desconfiado, achou logo que deveria ser alguma aldrabice... conversamos e concordamos em como não iríamos participar.
De qualquer forma, vim à net tentar descobrir alguma informação mais detalhada, foi aí que encontrei esta entrevista!
Definitivamente não me quero meter nesses esquemas!
Obrigada, Pedro e parabéns pelo trabalho!
Também fui a um evento destes gajos!!!
Incrível como a falta de nível os desfavorece imenso!! Nota-se a vigarice desde do inicio da apresentação!
Eles bem tentaram aplicar pressão, mas quando falei acerca da similaridade com a o esquema pirâmide... aí disseram que não era de todo!
Então pedi para explicarem as diferenças entre eles!
Única resposta: "O sistema pirâmide acaba por "rebentar" e isto não!!! Nunca acaba!!!!
AH AH AH
Apenas saí porta fora deixando-os a falarem sozinhos!
São uns azeiteiros de ELITE!!! :D
E portanto só pessoas com um nível de formação e educação muito baixo é que podem ser recrutados para isto!!
Se vissem a cara do Senhor Doutor Director de Marketing!!!! Bem... é mesmo para fugir na hora! É o verdadeiro "Chedas"
Quando virem uma imagem de uma águia num hotel, considerem mudar-se para outro! :P
mais um aviso...eles estao em viseu...e nao caiam nas tretas deles e nao se iludem
Enviar um comentário