terça-feira, 22 de julho de 2008

Resposta da New Way à primeira carta

Eis a carta que recebi da New Way, contendo as "respostas" às perguntas que fiz.

"Exmo. Senhor ,

1 - É de muito mau gosto colocar em duvida o nome do Elite Club, quando o Elite Club é uma marca registada . Registo da marca no INPI: 393666

- o custo/beneficio para ser sócio do Elite Club é muito barato.

2 e 3 - todos os clubes tem uma joia de incrição e uma anuidade ou uma mensalidade , este não é diferente.

4 - o valor é variavel.

5 - sim

6 - são variaveis e da responsililidade das empresas.

7 - 2

8 - não

9 - a new way rege-se 100% segundo a lei portuguesa.

10- sim

cumprimentos,

---

Antes de lerem a nova carta que lhes enviei, peço a todos para avaliarem: a) o teor, b) o contéudo desta resposta. Ficariam satisfeitos e esclarecidos com ela? Apostariam numa empresa que lhes respondesse desta forma? Gastariam 3.000€ para serem seus sócios?

---

2ª carta para a New Way


Exmos. Senhores,

Começo por agradecer a vossa antenção nas respostas que me deram, mas confesso que fiquei perplexo e boquiaberto pela falta de informação e cuidado que nelas colocaram.

Fiquei ainda desiludido, e manifestamente magoado, pela acusação injusta e despropositada que me dirigiram, ao dizerem que coloco em dúvida o nome do Elite Club. Então eu coloco uma série de questões perfeitamente pretinentes e os Srs. acusam-me de falta de gosto? Rejeito liminarmente a acusação. A julgar pelo teor de toda a vossa carta, parece-me que quem coloca em dúvida o nome do Elite Club é mesmo a New Way. Por outro lado, não percebo porque fazem uma ponte entre a honestidade e rectidão de uma empresa e o facto de ela ter uma marca regista no Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Será que pretendem dizer que uma coisa implica a outra, ou vice-versa? Será que por terem uma marca registada em tal entidade ficam automaticamente a salvo de qualquer suspeita, ilibados que qualquer ilegalidade que possam, eventualmente, ter cometido? Se é isso que pretendem dar a entender, apenas posso dizer que o efeito registado em mim é precisamente o contrário - começo a despontar uma certa ideia de que pretendem esconder alguma coisa, ou dela desviar as atenções. Julgo ainda que não serei o único a pensar dessa forma.

Não se entende pois como é que uma empresa que tem uma marca registada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial e, como tal, certas responsabilidades perante um público alvo, se digna a mandar uma reposta tão desprovida de conteúdo como aquela que acabei de ler. Enviei-vos uma carta a pedir esclarecimentos e acabei por não ver quase nenhum deles esclarecido pelas vossas (não) respostas.

Analisemos mais em pormenor aquilo que eu solicitei, com as mais sinceras intenções e com a educação que manda o protocolo, e aquilo que os Srs. (não) me responderam:

1 - Quanto custa ser sócio do vosso clube (que penso chamar-se Elite Club)?

" - o custo/beneficio para ser sócio do Elite Club é muito barato."

O barato e o caro, como creio que não vos custa compreender, são valores subjectivos. O mesmo se aplica à variável de valor "custo/benefício", que será inferida APENAS por quem pretende contratar um serviço ou comprar um produto, e quando estiver na posse de TODAS as informações relativas à sua compra.

Volto portanto a perguntar, desta feita de forma mais explícita, para não gerar desentendidos ou análises subjectivas: Quanto custa, em euros, entrar como sócio no vosso clube?

2 - É um valor único, tipo joia, ou há também mensalidades posteriores?
e
3 - Há a necessidade de pagar uma renovação anual? Se sim, quanto custa?

"todos os clubes tem uma joia de incrição e uma anuidade ou uma mensalidade , este não é diferente."

Isto é quase, quase meia resposta.

Refazendo, por outras palavras, as perguntas:

No Elite Club há que pagar uma mensalidade? (Sim/Não - Quanto é em euros?)

E uma anuidade ou renovação de inscrição? (Sim/Não - Quanto é em euros?)

4 - Quanto pode um sócio receber, monetariamente, por trazer outras pessoas para o clube?

"o valor é variavel."

Outra quase meia reposta. Somando, já temos quase uma resposta completa.

Varia derivado a quê? Que valores, em euros, pode um sócio receber por trazer outras pessoas para o clube?

5 - Descontando o recrutamento de novos membros, há mais alguma possibilidade de um sócio ser "remunerado" monetáriamente?

"sim"

Uma resposta completa, dada como se fosse num teste de 1ª classe, com direito a zero valores de cotação. Ter-me-ei esquecido de incluir na pergunta um "desenvolva a resposta"?

Que outras maneiras, para além do recrutamento, tem um sócio de ser remurado no clube? Quanto pode ganhar um sócio, em euros, com cada uma dessas maneiras?

6 - Pormenores detalhados sobre os descontos com os parceiros (por exemplo, eu não sei quais são os "custos reduzidos" para outras redes, na proposta TMN, nem quais são as possibilidades e limitações das sete noites oferecidas pela Parsitur, etc...).

"são variaveis e da responsililidade das empresas."

É uma resposta, mas não à pergunta que fiz. Eu consigo perceber, por mim, sem ajuda, sem recorrer à inteligência de terceiros, que os descontos são variáveis e que são da reponsabilidade "das empresas", muito obrigado. O que eu quero saber é em que consistem esses descontos, e para além dos pormenores que estão no vosso site. Sem essa informação, tenho dificuldade em avaliar o tal valor do "custo/benefício" que os Srs. mencionam na resposta 1.

7 - Quantos contratos assina um consumidor para se tornar sócio? Em que consistem esses contratos?

"2"

Meia reposta, nem mais, nem menos. Falta a segunda parte. Em que consistem esses contratos?

8 - Será que me podem enviar uma cópia de cada um deles (se for mais do que um, evidentemente)?

"não"

Estou satisfeito por ter havido resposta, embora não tenha gostado daquilo que ela diz.
Em tribunal, para os efeitos de acusção de injúrias contra o vosso bom nome, a New Way empresa foi capaz de incluir os anexos desses contratos, mas para um simples curioso que pretende olhar para eles, é-lhe recusado o acesso. As pessoas que lerem isto que tirem as conclusões que acharem necessárias desta atitude.

9 - Se um membro pretender desistir da inscrição dentro dos 14 dias seguintes à assinatura do contrato, é-lhe restituido todo o dinheiro pago? (ex: se determinada membro pagou 3.000€ para entrar, é essa a quantia que é devolvida)?

"a new way rege-se 100% segundo a lei portuguesa."

Não foi isso que perguntei. Em termos de respostas evasivas, esta deixa-me na maior das desconfianças em relação à vossa honestidade. Conseguem compreender porquê?

Em conjunto com a acusação de colocar em dúvida o nome da New Way e com a recusa em enviarem-me os contratos, esta reposta eleva a minha desconfiança em relação à vossa honestidade. Neste momento começo a pensar que os tais blogs que vos acusam de serem aldrabões poderão ter razão no que dizem, embora se tenham excedido na forma como o dizem.

Volto a perguntar:

Se um membro pretender desistir da inscrição dentro dos 14 dias seguintes à assinatura do contrato, é-lhe restituido todo o dinheiro pago? (um simples sim ou não chega, aqui).

10 - Podem, os sócios, vender os serviços da empresa a não sócios, sem que estes tenham também de entrar para a rede para usufruir deles?

"sim"

Muito bem, expliquem que serviços da empresa, ou do clube, podem os sócios vender a terceiros que não sejam sócios, por favor?

Peço a vossa atenção e empenho, agora redobrados, para esclarecerem as minhas dúvidas. Julgo que a reformulação que delas fiz limpa qualquer dúvida ou desentendimento que possa surgir do vosso lado. Mesmo assim, estou à vossa disposição para qualquer esclarecimento.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Menard

2 comentários:

Rui Carlos disse...

Foi-me oferecido uma estadia de sete noites de ferias para 4 pessoas no algarve da empresa Parsitur numa compra de produtos de limpesa,a qual me pedem para pagar 90€ de reserva e suplemento de epoca gostava que alguem que tivese passado por esta situação me esclarece-se se corro algum risco de burla.
Com os melhores comprimentos
Rui Carlos.

Anónimo disse...

A resposta a esta carta bem como as observações do blogger dizem tudo.

Bem haja a todos