terça-feira, 15 de junho de 2010

"Arte" semântica

Não é novidade para ninguém que os responsáveis pela comunicação institucional da New Way pertencem àquela classe de verdadeiros (embora não "genuínos") artistas que conseguem, à conta de uma certa habilidade no manejo da linguagem portuguesa, e com alguns estrangeirismos pelo meio, convencer uma parcela importante, ou pelo menos suficiente, do seu público alvo a comprometer-se e a apoiar determinadas "causas comerciais".

Um pequeno exemplo desta habilidade especial, deste fôlego de artista neo-gótico, deste voo de ave de rapina, deste excelso domínio sobre a semântica portuguesa, pode ser achado na zona do site da New Way que anuncia os Parceiros e as "parcerias protocoladas com entidades a nível nacional", e peço a vossa especial atenção para esta expressão marcada a negrito, tão distintamente escolhida.


Dizem os senhores da New Way que o ACP é uma dessas entidades com quem uma parceria terá sido "protocolada" (o termo não existe, enfim, terá partido de um substantivo elevado à categoria de tempo verbal pelas mentes criativas dos senhores da New Way, mas dá para perceber que quererá significar "acordada", ou "assinada", ou outra coisa semelhante terminada em "ada").

Contactado o ACP acerca do assunto, a resposta não deixa grandes margens para ensaios artísticos à conta da malograda língua portuguesa:


Chamar "parceria protocolar" à relação entre a New Way e o ACP é assim mais ou menos como chamar parceiro estratégico ao homem do talho a quem nós compramos uns bifes de porco de vez em quando, ou business partner ao padeiro que nos vende umas carcaças todos os dias pela manhã, mesmo que a nossa intenção - a intenção decorrente desses simples actos de compra e venda - não seja depois ir vender bifanas com mostarda ao preço da tosta com caviar ali para a porta do Estádio do Dragão. Estou a ser sarcástico, eu sei, mas então permitam-me ensaiar uma comparação com mais sentido: seria assim mais ou menos como promovermos sessões de cinema em nossa casa a troco de dinheiro e chamar à Fnac ou à Worten, locais onde comprámos os DVDs para essas sessões, "parceiros protocolados".

(nota: o documento do ACP foi gentilmente cedido ao autor deste blog pelo Sr. Manuel Spínola)

7 comentários:

NewWay Elite Club disse...

http://newway-elite.com/social

GL disse...

Sr. Pedro Menard
Antes de mais parabens pelo seu Blog, e o meu pedido de desculpas por eventuais erros ortograficos...
O assunto continua bem actual.
No passado sabado, também eu e a minha esposa fomos convidados para um desses famosos "jantares", num hotel de 5 estrelas em Viseu.
Passados alguns minutos da apresentação de um projecto "Fantastico" cheio de coisa nenhuma e posteriormente de numeros com muuuuitos zeros que se poderiam ganhar, bastando para isso "enganar" alguns amigos que nos acompanhassem para jantar e que decidissem entrar neste projecto, comecei a perceber que algo de anormal se passava com toda aquela mise en scene e aplausos desmesurados sempre que alguém usava da palavra ou atravessava a passadeira vermelha.
Posto isto, e depois de muito resistir na "conversa/pressão" com o denominado gestor, para não entrar nesta "máfia", foi-nos proposto ir jantar e que aproveitasse-mos o tempo para conversar sobre o assunto.
Como me considero uma pessoa educada, e estava dependente de transporte de terceiros para regressar a casa, lá fomos de novo dar o não ao tal gestor.
Depois de mais algumas tentativas, fui "forçado" a assinar um "pré-contrato" ou "presuposto-contrato", o nome já não me recordo, tendo ficado acordado que teria até ás 14.00 Horas de Segunda-Feira para dizer se aceitava ou não, sendo para isso então depositado o cheque que "gentilmente" o angariador que me levou ter disponibilizado (já vão e estão preparados para todas estas eventualidades)...
Mesmo tendo já tomado a minha decisão de não pactuar com nada disto, mais descansado e aliviado fiquei depois de ter lido todos os depoimentos escritos neste magnifico Blog.
Agora gostaria que alguém me informasse se terei no futuro algum problema, mesmo não tendo eu pago nada, pelo facto de ter assinado nem sei bem o quê.
Mais uma vez parabéns pelo Blog e obrigado por ter contribuido para que eu tenha ficado menos pobre.
GL

Lemos disse...

Realmente é preciso ser-se atrevido.
Por artes mágicas o ACP que foi um parceiro estratégico durante tanto tempo deixou de o ser .
Alguem da New Way teve a coragem e hombridade de vir esclarecer isto em algum local ?? alguem sabe se tal explicação teve lugar ?? Terá sido abuso da empresa em afirmar um protocolo para usar o nome do ACP ou apenas um mal entendido ? O certo é que ninguem da NW parece estar interessado em esclarecer logo, todos devemos concluir que se tratou de uma "patranha" e um abuso de mau gosto desta empresa que aqui e acolá vai deixando cair a máscara. Já agora com propriedade se questiona, e os outros indicados como protocolados não serão apenas também "milongas" ou ficção ?

Anónimo disse...

Boa noite,
informo que o protocolo com a Optimus já não está disponível.

Luísa Garcia

Sempre atento disse...

Assunto : Protocolo com a Optimus !!!

Confirmo NÂO EXISTE DESDE 20.NOV.2010.

è preciso ter muita lata para continuar a enganar o zé pagode !!!

Os srs da new Way que provem que existe !! Já agora de seguida tenham a coragem de retirar a informação da vossa pagina , pois essa parceria é mais uma farsa ridicula , enganadora e que prova os vossos propósitos !!
Pode muito bem acontecer que tenha que ser a Optimus a "obrigar" essa clarificação, tal como já aconteceu com o ACP !!

Cumprimentos

( Sempre Atento )

Gabriel Cavaleiro disse...

Boa Tarde a todos os leitores deste blog
Só queria deixar aqui a minha opinião sincera de quem trabalha dentro da empresa.
Tudo, mas mesmo tudo é nos explicado e não há qualquer forma de coação para que pessoas comuns se tornem membros e colaboradores, logo, isso advém de uma decisão da pessoa.
Quanto à legalidade do negócio, só quem ainda não estudou minimamente, ou se interessou o suficiente para procurar outras opiniões sem ser esta é que põe essa legalidade em causa.
Quanto ao protocolo da optimos, existe e eu uso-o.
Quanto ao meu orgulho em fazer parte deste club, como podem ver é indiscutível. Pois só se sente enganado quem não tem abertura suficiente para perceber o que na realidade nós estamos a fazer. Não estou milionário graças à new way, mas estou num bom caminho.
já ganhei mais em um ano de new way que ganhei nos 4 anos que trabalhei fora da new way, por isso...
as coisas acontecem, se não se desistir.

Agora só tenho uma pergunta para fazer ao autor do blog.

porque raio outros comentários meus não foram aceites?

Qualquer dúvida sobre o negócio tenho todo o prazer em esclarecer pessoalmente todas essas dúvidas.

Um abraço
Gabriel Cavaleiro

Sempre Atento disse...

A Especial atenção do Sr Cavaleiro !!!

Caro Sr Cavaleiro ( não sei se andante se farsante ) !!

Vou ser breve na abordagem, não vou discutir com o Sr sobre o facto de estar no negocio certo, limpo ou não !! Sobre essa matéria alguem já se pronunciou, acho que sabe ao que me refiro !!!

Confronto-o apenas com o seguinte tema " Protocolo Optimus", muito bem , diz o Sr que ele existe e que beneficia os aderentes New Way, é isso que pretende dizer , correcto ?? muito bem então faço-lhe o seguinte desafio , prove que esse protocolo existe e está em vigor !! Mas cuidado , veja lá o que vai afirmar , pois sou bem capaz de lhe provar que isso é MENTIRA , pois já não existe desde NOv 2010. Novela identica ao assunto ACP !! diz lhe algo ??

Tem a palavra o Sr Cavaleiro e estou certo que o Sr P. Menard lhe dará oportunidade de se defender nesta matéria, provavelmente o que não lhe dá e muito bem é oportunidade de vir aqui neste espaço fazer propaganda ao New Way . Isso deve ser em sitio próprio , isto é na vossa pagina da New Way , local onde se podem permitir a todo o tipo de manipulação e show off !!

Poderá tambem dizer-nos para quando a New obriga a DECO a retirar a informação sobre a tal empresa piramide " e de praticas ilegais !!

Melhores cumprimentos

( Sempre Atento )